(Flash) – Criação da Agência de Defesa Agropecuária reforça o agronegócio paulista

Lei que determina a criação do órgão foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin

qui, 23/05/2002 - 12h03 | Do Portal do Governo


São Paulo – A principal barreira que dificulta a exportação de produtos brasileiros será superada pelo Estado de São Paulo com o lançamento da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (Adaesp). O coordenador da Defesa Agropecuária, Júlio César Pompei, explicou que os países exigem garantias de que os produtos agropecuários importados não tenham determinadas doenças. ‘Com a Agência estamos certificando para o mundo a qualidade e a sanidade da produção paulista’, destacou.

Para exemplificar a importância deste certificado, Pompei informou que, graças ao status de ‘área livre de aftosa’, a exportação de carnes em São Paulo aumentou em US$ 300 milhões de 2001 para 2002. Ele disse que a fiscalização dos produtos paulistas já era feita pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA). ‘Com a Agência vamos poder tomar decisões mais rápidas, trabalhar com projetos e programas, fazer prestação de contas’, afirmou.

A Agência terá sede oficial em Campinas e outras 290 sub-sedes, operando com um quadro de 1.400 funcionários. ‘O objetivo é proteger o agronegócio paulista, aumentando as exportações e favorecendo a geração de emprego e renda’.

A Lei que determina a criação da Agência está sendo sancionada nesta quinta-feira, dia 23, pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

Rogério Vaquero / Luiz Roberto Kamide