(Flash) – Comitê de Desenvolvimento define ações conjuntas na área social

O encontro reuniu o governador Alckmin e 13 secretários de Estado

ter, 04/02/2003 - 17h32 | Do Portal do Governo

São Paulo – O resultado da primeira reunião do Comitê de Desenvolvimento Social, realizada nesta terça-feira, dia 4, no Palácio dos Bandeirantes, definiu basicamente três grandes ações nas áreas sociais. Além do governador Geraldo Alckmin participaram da reunião 13 secretários de Estado.

A primeira medida refere-se a um cadastro pró-social. ‘ O objetivo é cadastrar todas as famílias de todos os programas do Governo, todas as entidades e os programas das secretarias’, afirmou Alckmin.

Para o governador, o objetivo é convergir todas as ações socias das secretarias para um esforço comum, pois são muitos programas. A Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social vai comandar esse trabalho.

Outra medida será a questão das famílias em áres de risco. Segundo Alckmin, o objetivo é fazer um grande esforço para oferecer moradias para todas essas pessoas.’Vamos nos unir com as prefeituras municipais para essa ação’.

O governador informou também que solicitou à Defesa Civil do Estado que não assine convênios com municípios onde não haja atuação da Defesa Civil ou levantamento das áreas de risco.
‘O governo irá financiar a cesta de material de construção através do Habiteto, o que dá R$ 8 mil por unidade, mas a determinação é não deixar ocupar áreas de risco’, explicou.

Última meta definida pelo comitê é realizar um trabalho especial junto aos 50 municípios do Estado com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). ‘Temos de fazer um esforço coletivo para levar a esses municípios o desenvolvimento econômico, agronegócio, ecoturismo, agroturismo, programas de geração de renda e sociais’, disse Alckmin.

Carlos A. Prado