(Flash) – Começa em São Paulo ‘I Fórum da Terra’

nd

seg, 12/11/2001 - 11h11 | Do Portal do Governo


São Paulo – A reforma agrária e o desenvolvimento rural no país são alguns dos principais temas do ‘I Fórum da Terra‘, que está começando nesta segunda-feira, dia 12, em São Paulo. De acordo com o secretário estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, Edson Vismona, antigamente reforma agrária era sinônimo de conflito, problema, confronto. ‘Hoje, reforma agrária significa desenvolvimento’, afirmou. Segundo o secretário, nos últimos seis anos, a parceria dos governos federal e estadual possibilitou uma grande mudança no eixo das discussões.

Um bom exemplo é a questão do Pontal do Paranapanema, que está sendo gradativamente equalizada. ‘As famílias do Pontal hoje têm condições de criar seus filhos dignamente e ao mesmo tempo produzir, trazendo desenvolvimento para toda a região’, explicou. Vismona informou que já estão adiantados acordos com o poder Judiciário para assentar mais famílias no Pontal do Paranapanema até o final deste ano. ‘O Estado de São Paulo já tem nove mil famílias assentadas’, lembrou o secretário.

Estas e outras questões agrárias estarão em debate no ‘I Fórum da Terra’, realizado até o próximo dia 14, no Braston Hotel, centro da Capital. O evento cujo tema é o ‘Fortalecimento do campo para o desenvolvimento local’, é uma iniciativa da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo ‘José Gomes da Silva’ (Itesp), entidade vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Rogério Vaquero / Adriana Reis

Leia também:

* Confira a programação do ‘I Fórum da Terra’ .