(Flash) – Cericex apresenta balanço dos nove meses de funcionamento

Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior está reunido no Palácio dos Bandeirantes

seg, 24/11/2003 - 9h15 | Do Portal do Governo

São Paulo – Apresentar um balanço dos nove meses de criação do Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Cericex) – como forma de alavancar as exportações paulistas, uma vez que a economia nacional andou retraída durante boa parte do ano; além de anunciar as próximas novidades para o setor paulista em 2004, são um dos enfoques que serão abordados na reunião do Conselho que está sendo realizada nesta segunda-feira, dia 24, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin, que preside o Cericex.

Fazem parte do encontro diversas autoridades ligadas ao segmento como o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan; o secretário do Ministério de Comércio Exterior, Ivan Ramalho; o presidente da Apex (Agência de Promoção de Exportações), Juan Quirós; o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Barbosa, que foi especialmente convidado para este encontro; e o secretário estadual da Ciência Tecnologia Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, que também responde como secretário-executivo do Conselho.

Para afinar as reivindicações dos pequenos e médios empresários, que desejam ingressar no comércio exterior, com as propostas do Estado, o governador criou em fevereiro desse ano o Cericex, e implantou em agosto, o Call Center Para Exportação, que tira as dúvidas por telefone daqueles que queiram entrar no ramo.

A Central de Atendimento funciona na vasta dependência da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, na Água Funda, onde em breve será instalado o Centro de Logística de Exportação (Celex), e vai ocupar mais de 30 mil metros quadrados.

O local será equipado com todas as instituições necessárias para ajudar as pequenas e médias empresas paulistas a exportarem. ‘Terá desde salas de conferências à presença de grandes bancos. Será um Poupatempo da Exportação.’, define Meirelles. ‘ O local terá todo um aparato para apoiar o pequeno e médio exportador, uma vez que o grande executivo já o faz por conta própria’, completou.

O Centro de Logística será dirigido por empresas da iniciativa privada que arcarão com recursos financeiros para equipar o local, já o Governo do Estado participa cedendo a área física da Secretaria da Agricultura.

As atenções destinadas às empresas dos Arranjos Produtivos Localizados também serão mencionadas. Dentro os Arranjos, destaque para o pólo calçadista de Franca que já conta com financiamento da APEX. Por meio desta instituição há projetos para as produções de Limeira (bijouterias e folheados de ouro); Santa Gertrudes e Rio Claro (cerâmica) e em Mirassol (móveis).

O secretário Meirelles vai ainda informar, aos integrantes do Conselho, sobre a missão que fez recentemente pela Europa com objetivo de ampliar as portas para as vendas dos produtos paulistas. Ele visitou Inglaterra, Alemanha, França e Portugal. Também será anunciada a primeira agenda das missões comerciais paulistas.

Meirelles fez uma avaliação positiva sobre a implantação do Cericex, que foi evoluindo de maneira satisfatória, criando os instrumentos essenciais à esta nova cultura exportadora do Estado, tanto por parte das grandes, como pequenas e médias empresas.

‘Só para se ter uma idéia, entre janeiro e outubro deste ano, as exportações paulistas tiveram um crescimento de 17,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Só não foram maiores devido a queda nas vendas no setor aeroespacial, porque este foi um ano muito ruim nesta área, devido a uma série de problemas internacionais’, informou.

Valéria Cintra