(Flash): Centro de Referência do Idoso comemora três anos e recebe visita do governador

Desde sua criação, o CRI já realizou 630 mil atendimentos

qui, 28/10/2004 - 11h55 | Do Portal do Governo

São Paulo – Ao criar, há três anos, o Centro de Referência do Idoso (CRI), o Governo do Estado tinha como proposta oferecer um espaço que fosse além do atendimento de saúde. O objetivo foi atingido. Hoje o CRI proporciona à população da melhor idade atendimento em 14 especialidades médicas, além de atividades lúdicas como oficinas de artesanato, aulas de violão, canto, informática, e o já tradicional Baile da Terceira Idade. Com tal gama de serviços, diariamente mil idosos dirigem-se ao prédio de três andares instalado em São Miguel Paulista, em frente à Praça do Forró. Cerca de 65 mil idosos moram na região.

Para comemorar a marca de 630 mil atendimentos no CRI, o governador Geraldo Alckmin visita o local, nesta quinta-feira, dia 28, e participa do lançamento do livro Retratos da Vida, uma coletânea de fotos e frases dos freqüentadores do espaço.

O CRI tornou-se ponto de encontro de muitos idosos que antes viviam recolhidos em casa, vendo tevê, como é o caso da aposentada Zilda Maria da Cruz, 65 anos, que procura o local para cuidar de sua auto-estima. ‘Aqui corto cabelo, sou atendida pela manicure e faço massagem – tudo de graça’, diz.

Elza Lobo, coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Saúde, destaca a importância de se ir além do tratamento médico na saúde do idoso: ‘Atendemos uma população que ficava ociosa em casa e, aqui, além de cuidar do corpo, ela também cuida da alma.’

Valéria Cintra