(Flash): Casa do Empreendedor oferece informações de vários órgãos num mesmo local

Espaço na sede da Jucesp será inaugurado hoje pelo governador Geraldo Alckmin

ter, 14/12/2004 - 10h15 | Do Portal do Governo

São Paulo – Nesta terça-feira, dia 14, o governador Geraldo Alckmin participa, na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), no bairro da Barra Funda, da inauguração da Casa do Empreendedor, que oferecerá gratuitamente as principais informações legais para o comerciante, industrial e prestador de serviço que queira abrir seu negócio, como licenças de funcionamento e ambiental, obtenção do CNPJ e registro do Contrato Social.

A Casa do Empreendedor vai reunir, em um único local, 12 entidades e órgãos ligados ao Governo, como as secretarias estaduais do Emprego e Relações do Trabalho, do Meio Ambiente, o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo), Associação Comercial de São Paulo, o Simpi (Sindicato das Micro e Pequenas Empresas), entre outros.

O presidente da Jucesp, Marcelo Manhães, explicou que um dos principais objetivos do novo serviço é combater o alto índice de mortalidade das empresas, que em muitos casos se dá por falta de informação do empresário.

De janeiro a outubro deste ano, 107.065 empresas foram abertas no estado de São Paulo, porém o número das que fecharam foi de 34.047. As falências determinadas em juízo foram 1.232. Já em 2003 foram abertas 136.033 empresas e 39.887 foram fechadas. Também foram registradas 2.055 falências no período.

Valéria Cintra / LRK