(Flash): Casa das Rosas recebe biblioteca do poeta e ensaísta Haroldo de Campos

Espaço foi entregue nesta quinta-feira pelo governador Geraldo Alckmin

qui, 09/12/2004 - 13h17 | Do Portal do Governo


São Paulo – Ao participar hoje da reabertura da Casa das Rosas, que passa a se chamar Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, o governador Geraldo Alckmin destacou que a entrega do local é um presente para São Paulo às vesperas do Natal. O espaço recebeu a biblioteca particular do poeta e ensaista Haroldo de Campos, com 35 mil livros, e oferecerá várias atividades culturais, como oficinas de poesia e literatura. Também terá uma livraria onde serão comercializadas publicações da Imprensa Oficial do Estado.

‘A doação de livros feita pela família de Haroldo de Campos contém também anotações pessoais do ensaísta. Isto vai ser um relicário para os estudiosos que gostam de literatura, especialmente poesia’, disse Alckmin. ‘O acervo é maravilhoso e é de um dos maiores poetas brasileiros’, acrescentou.

Ele observou que o espaço será uma referência na área da poesia. A população poderá ter acesso aos livros da biblioteca trazendo documento de identidade e comprovante de residência. O horário de funcionamento será de terça a domingo, das 10h às 18h.

Alckmin destacou que as Secretarias da Cultura e da Educação vão fazer um trabalho conjunto para estimular os jovens a visitarem este centro de cultura.

Ele lembrou também que, por meio do programa ‘São Paulo: Um estado de leitores’, que visa estimular o hábito da leitura entre a população, estão sendo instaladas bibliotecas em todo o interior do Estado. Dos 645 municípios paulistas, apenas 30 ainda não têm biblioteca pública. Até o final de março de 2005, todos esses municípios serão contemplados com bibliotecas.

Na mesma direção dessa iniciativa, Alckmin ressaltou que o Governo está instalando pontos de leitura em lugares com grande concentração de público, como estações de metrô, hospitais, conjuntos da CDHU, e inclusive em unidades prisionais.

‘Quanto mais cedo se aprende a ler, melhor. A leitura ajuda no desempenho escolar e na formação de princípios e valores da pessoa’, disse.

Valéria Cintra / LRK

Leia também: Casa das Rosas é reaberta à população