(Flash) – Carceragem do 85º Distrito Policial é desativada

Os últimos 20 presos estão sendo transferidos nesta sexta-feira, dia 31

sex, 31/01/2003 - 11h49 | Do Portal do Governo

Os vinte últimos presos que estavam detidos na carceragem do 85º Distrito Policial (DP) da Capital, localizado no Jardim Mirna, na Zona Sul, estão sendo transferidos nesta sexta-feira, dia 31, para outras unidades penitenciárias do Estado. O governador Geraldo Alckmin acompanhou a saída dos detentos.

Neste momento, as grades da carceragem começam a ser derrubadas. O objetivo é que, nos próximos dois anos, todos os presos que estão em distritos policiais sejam transferidos para desativação das celas.

O 85º DP chegou a abrigar 137 detentos e não oferecia segurança suficiente para evitar a ocorrência de rebeliões. Os presos começaram a ser transferidos para unidades ontem, dia 30. Foram transferidos 20 presos para o Dacar 3 (Cadeião de Pinheiros), localizado na Zona Oeste da Capital e os demais transportados pela Polícia Civil para outras unidades penitenciárias.

O delegado titular do 85º DP, Waldemar Alves Carneiro Júnior, confirmou que a desativação desta carceragem é fundamental para oferecer mais segurança para a população. Segundo ele, os presos que ocupam esta unidade são de alta periculosidade e várias rebeliões já ocorreram no local. A última, há 16 dias, resultou na morte de um investigador. “Com a derrubada das grades, teremos seis policiais que passarão a atuar exclusivamente no trabalho de investigação”, observou.

A comerciante Adelaide Mendes, 47 anos, reside na vizinhança da delegacia e possui uma banca de frutas em frente ao DP. Ela admitiu que estava perdendo muitas vendas nos últimos dias. “Por causa da rebelião, as pessoas estavam evitando passar nesta rua. Além disso, eu também fiquei com medo, porque costumo manter a banca aberta até as 22 horas”, disse. Ela destacou que com a desativação todos vão se sentir mais seguros e até o comércio poderá crescer.

Rogério Vaquero