(Flash) – Brasil Ferrovias vai impulsionar transporte ferroviário no Estado de São Paulo

Nova empresa vai transportar 29% de toda a soja brasileira exportada via Porto de Santos

seg, 04/03/2002 - 12h31 | Do Portal do Governo

São Paulo – O transporte ferroviário de cargas no Estado de São Paulo terá novo impulso com a criação da empresa Brasil Ferrovias S/A, que está sendo lançada nesta segunda-feira, dia 4, na Capital. Sua criação vai permitir a centralização do monitoramento das empresas Ferronorte, Ferroban, Novoeste e Porto Ferro, que atualmente realizam o transporte ferroviário de carga nos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A iniciativa vai facilitar e revitalizar o transporte de cargas até o Porto de Santos, reduzindo custos e tempo e, conseqüentemente, favorecendo o desenvolvimento. A cerimônia de lançamento da Brasil Ferrovias está sendo realizada na Estação Júlio Prestes, com a presença dos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e Mato Grosso do Sul, Zeca do PT.

Segundo o presidente da Brasil Ferrovias, Nelson de Sampaio Bastos, a empresa será a quarta maior do Brasil no setor de transporte ferroviário de cargas. ‘As 223 locomotivas que farão o transporte da Brasil Ferrovias vão transportar 16 bilhões de toneladas por quilômetro’, informou. Segundo ele, a nova empresa vai ser responsável pelo transporte ferroviário de 29% de toda a soja brasileira exportada via Porto de Santos.

Rogério Vaquero / Adriana Reis