(Flash) – Baixada Santista passa a contar com Radiopatrulhamento Hidroviário

Lanchas têm equipamentos de radiocomunicação, iluminação e de salvamento aquático

ter, 09/04/2002 - 11h37 | Do Portal do Governo

São Vicente – A Baixada Santista passa a contar com novos equipamentos que vão intensificar o policiamento ostensivo e preventivo da região. O governador Geraldo Alckmin entrega nesta terça-feira, dia 9, em São Vicente, o Radiopatrulhamento Hidroviário. São três lanchas equipadas com rádio, iluminação e material de salvamento aquático, que vão percorrer os canais de água que fazem fundos com as favelas de palafitas.

Entre os principais problemas apontados pelo primeiro-tenente Gustavo Magnani, do 39º BPM de São Vicente, estão: envolvimento de membros da população ribeirinha com tráfico de drogas e homícidios; utilização do mar como rota de fuga por pessoas que cometem crimes; além de assaltos às marinas e roubos de barcos e lanchas que ali ficam ancorados.

‘Antes, a Polícia não conseguia dar uma resposta à altura a estes delitos, devido à dificuldade em se chegar aos mangues. Grande parte do tráfico de armas e de drogas vem pelos canais’, afirma. Ele também destaca que as embarcações vão ajudar na localização de pessoas perdidas e afogadas no mar.

O projeto-piloto contará com um grupo de 21 policiais militares e vai atender, inicialmente, as cidades de São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá e Praia Grande, estendendo-se, posteriormente, aos municípios de Bertioga, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Registro. No futuro, existe a perspectiva de se incorporar mais três embarcações ao projeto.

Valéria Cintra / Luiz Roberto Kamide