(Flash) – Alckmin visita Memorial da Liberdade

O novo espaço foi totalmente reformado e adaptado para ser uma extensão da Pinacoteca do Estado

qua, 21/01/2004 - 14h00 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin visitou, na manhã desta quarta-feira, dia 21, o Memorial da Liberdade, no prédio onde funcionava o antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops). No mesmo local, Alckmin inaugura, hoje à noite, a Estação Pinacoteca.

O novo espaço foi totalmente reformado e adaptado para ser uma extensão da Pinacoteca do Estado, onde as instalações são insuficientes para o tamanho de seu acervo.

Durante a visita, o governador teve oportunidade de ver as pinturas do mexicano José Clemente Orozco, expostas no Memorial, e lembrou que Orozco participou de importante período da história de seu país quando ocorreram constantes lutas políticas.

Em seguida, o governador foi prestigiar a inauguração da nova sede da Associação Viva o Centro. Ele destacou que a Associação teve significativo papel na recuperação daquela região. “O Centro da Capital tem a maior concentração de movimentos históricos paulistas e brasileiros por metro quadrado, mas passou por forte degradação nas últimas décadas. Hoje, esse processo está sendo revertido com investimentos do Estado, prefeitura e iniciativa privada”, afirmou.

Ele lembrou que, recentemente, o Estado comprou um conjunto de prédios na região do Centro para onde foram transferidas secretarias e empresas públicas.

Alckmin também citou o “cinturão cultural” formado pelos prédios da Pinacoteca, Estação da Luz, Sala São Paulo, o antigo prédio do Dops, e a Estação Júlio Prestes, entre outros. “Mas, para trazer segurança, o principal nesse processo de revitalização do Centro é fazer com que as pessoas venham morar nessa região. Por isso, estamos fazendo um grande esforço na erradicação de cortiços e implantação de 4.500 unidades habitacionais no centro expandido”.

O governador caminhou pelas ruas do centro velho e, neste momento, almoça em um restaurante dentro do Museu Anchieta, no Páteo do Colégio.

Rogério Vaquero/Ercília Della Méa