(Flash): Alckmin visita estandes do II SP Exportação

Evento será dividido em três painéis: Novos Caminhos Para o Comércio Exterior; Infra-Estrutura e Logística e Potencial Exportador

qua, 01/09/2004 - 10h08 | Do Portal do Governo

São Paulo – Responsável pelos resultados positivos da economia nacional, as exportações vêm ganhando especial atenção do Governo Paulista. Com o objetivo de divulgar as ações do Estado para este setor, está sendo realizado nesta quarta-feira, dia 1º, o II SP Exportação, no Centro de Exposição Imigrantes, na Água Funda, zona Sul da Capital.

O governador Geraldo Alckmin já chegou ao local e está visitando os estandes dos 25 Arranjos Produtivos Organizados (APO’s) – empresas instaladas no Interior que já comercializam ou querem colocar seus produtos no mercado externo.

O evento será dividido em três painéis: Novos Caminhos para o Comércio Exterior; Infra-Estrutura e Logística e Potencial Exportador. O governador permanecerá todo o dia de hoje no local, de onde também despachará.

O coordenador do seminário, secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, ressaltou que o objetivo é divulgar a cultura exportadora no Estado. ‘Para isso, o governador criou instrumentos como o Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Cericex); o Call Center e o Centro de Logística de Exportações (Celex), em parceria com a iniciativa privada’. O foco nas empresas instaladas no Interior visa passar mais orientações, capacitando-as, para que seus produtos ganhem em qualidade e preço ao serem comercializados com seus similares no exterior.

O bom desempenho das exportações paulistas foi ressaltado pelo secretário. ‘São Paulo aumentou em quase 40% suas exportações, nos primeiros sete meses deste ano, em relação a 2003. Vamos de US$ 30 bilhões este ano. Isto mostra o esforço concentrado que estamos destinando a este setor’, completou.

Valéria Cintra

(AM)