(Flash): Alckmin visita dependências do Hospital do Câncer

A instituição comemora 50 anos de fundação e recebe 10 novos leitos de UTI

qua, 20/08/2003 - 17h19 | Do Portal do Governo

São Paulo-‘Esse hospital é fruto da organização da sociedade civil e do trabalho voluntário de dona Carmen e senhor Antonio Prudente, que começaram a trabalhar antes mesmo do Hospital ser construído’, disse há pouco o governador Geraldo Alckmin, durante as comemorações dos 50 anos do Hospital do Câncer A. C. Camargo.

Estão sendo inaugurados 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um centro cirúrgico com 10 novas salas e o setor de radioterapia.

Segundo Alckmin, o fundadores do hospital tiveram coragem e ousadia na escolha do nome quando antigamente não se falava nomes de determinadas doenças. ‘O hospital teve a coragem de enfrentar o preconceito e se chamar Hospital do Câncer. Uma bela instituição, uma casa de ensino respeitada, enfim, um centro de estudos reconhecido internacionalmente, onde se estuda o genoma do câncer’.

Cerca de 70% dos atendimentos realizados no Hospital do Câncer são dirigidos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta quinta-feira, dia 21, o hospital realiza em parceria com o Instituto Ludwig um simpósio sobre câncer, que contará com a presnrça de 20 oncologistas internacionais. Em 2002, o Governo paulista repassou ao Hospital do Câncer mais de R$ 1 milhão para custeio. De 1995 a 2003, o Estado destinou para instituição cerca de R$ 7,6 milhões.

O governador Geraldo Alckmin, o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o presidente da fundação Antonio Prudente (mantenedora do Hospital), Ricardo Brentani, e o secretário de assistência do Ministério da Saúde, Jorge Sola, estão no momento visitando as dependências do Hospital.

Lilian Santos / Carlos Prado