(Flash): Alckmin recebe primeiro-ministro de Portugal

O futuro Centro da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, foi um dos locais visitados pela comitiva

ter, 09/03/2004 - 14h03 | Do Portal do Governo

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin recebe neste momento o primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, para uma visita às instalações do futuro Centro da Língua Portuguesa, na Estação da Luz.

Além de sediar fóruns e debates sobre a Língua Portuguesa, o novo espaço terá oficinas culturais que utilizarão música, teatro, dança e literatura para a valorização do idioma. Por meio de vários suportes tecnológicos, também será apresentado, de maneira interativa, o uso do Português em diferentes mídias.

Durão Barroso e sua comitiva puderam observar a nova fachada da estação, de onde seguiram para a Pinacoteca do Estado, onde será oferecido um almoço. ‘O Governo de São Paulo tem sido, há muito, um entusiasta da idéia de fazer de São Paulo, que já é a maior cidade do mundo que fala português, um centro de radiação da cultura luso-brasileira. Ao verificar esse empreendimento em homenagem à língua portuguesa, que hoje é falada em todos os continentes, quero dar o meu sinal de respeito, consideração e amizade por essa cidade, pelo Estado de São Paulo e pela nação brasileira’, elogiou o primeiro-ministro.

Estão presentes o vice-governador Cláudio Lembo, os secretários estaduais Gabriel Chalita, da Educação; Jurandir Fernandes, dos Transportes Metropolitanos; Cláudia Costin, da Cultura; o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o senador Marco Maciel, empresários e outras autoridades.

Antes do almoço, eles assistiram um vídeo institucional sobre a história da estação.

Macedo Júnior

(AM)