(Flash) – Alckmin preside cerimônia de formatura de 262 novos soldados da Polícia Militar

Governador também entregou 97 viaturas para o policiamento rodoviário e 45 para a polícia da Capital

qui, 18/12/2003 - 11h23 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin presidiu, na manhã desta quinta-feira, dia 18, a cerimônia de formatura de 262 soldados da Polícia Militar, no Vale do Anhangabaú, região Central da Capital.

Os formandos prestaram concurso público em dezembro de 2001 e passaram pelo Curso de Formação de Soldados da PM, com duração de 12 meses. Durante o curso, realizaram estágios supervisionados em atividades de policiamento ostensivo em bairros da Capital e Grande São Paulo.

Graduados na categoria Soldado PM 2ª Classe Efetivo, os novos policiais atuarão no policiamento comunitário e ostensivo do chamado centro expandido da Capital. De acordo com o governardor, no eixo do rios Tietê e Pinheiros, regiões de São Miguel Paulista, Itaquera, Butantã, Jardim São Luiz e Parque América.

No evento, o governador entregou 45 viaturas para o policiamento da Capital e 97 para a Polícia Rodoviária das regiões de Rio Claro, Araraquara, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Jundiaí e Campinas. Os veículos serão destinados à Polícia Militar e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Das 45 viaturas da Capital, 15 são trailers que vão compor uma nova concepção de base móvel comunitária. As novas bases, que começam a operar na segunda-feira, dia 22, contarão com dois policiais que farão o policiamento a pé, dois de bicicleta, dois de motocicletas e um no automóvel, que também será responsável pelo deslocamento da unidade, além de três homens que ficarão dentro do trailer.

Essa base ficará pelo menos 24 horas em cada local. Alckmin informou que esse novo modelo de base foi desenvolvido porque, com a instalação de bases fixas, a crimilalidade se deslocava. ‘Agora, a base pode se deslocar e o fator surpresa deverá inibirá a ação dos de bandidos’, declarou o governador.

De 1995 a 2003, a Polícia Militar formou cerca de 35 mil novos soldados. Só este ano, quase 3 mil policiais concluíram cursos.

Cíntia Cury