(Flash) – Alckmin participa de seminário sobre Responsabilidade Social

Evento está sendo realizado no Memorial da América Latina

ter, 16/04/2002 - 15h39 | Do Portal do Governo


“O estadista é aquele que tem os pés no chão, mas consegue enxergar além. Foi exatamente o que fez o governador Mário Covas durante toda a sua vida pública”, observou o governador Geraldo Alckmin, durante abertura do seminário “Responsabilidade Social”, organizado pela Fundação Mário Covas e direcionado a prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais. Alckmin destacou que quando Covas implantou um enorme ajuste fiscal, estabeleceu novo paradigma para a administração pública brasileira. A mesma postura, lembrou Alckmin, foi adotada pelo governador Mário Covas com o conceito de responsabilidade social, buscando um governo interativo e participativo para fazer a melhor aplicação dos recursos públicos na área social em parceria com a sociedade civil organizada. Alckmin reiterou que o poder público quando interage com a iniciativa privada e o terceiro setor, erra menos e acerta mais.

O governador destacou também que a atual gestão vem desenvolvendo várias iniciativas em convênio com o terceiro setor, entre elas, a gestão de 12 novos hospitais estaduais, a gestão dos nove restaurantes populares Bom Prato, inaugurados pelo governo, e o Programa de Saúde da Família na Capital (Qualis). “São medidas práticas e simples que agilizam o funcionamento desses órgãos e atendem quem mais precisa, obtendo o melhor custo-benefício”.

Alckmin defendeu que o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo governo em fevereiro de 2001, é uma forma de medição para indicar se as gestões públicas municipais estão aplicando seus recursos da melhor forma possível. O IPRS é elaborado a partir de dados fornecidos pelos municípios e aponta indicadores de resultados, esforços e participação social nas áreas de Sáude, Educação, Renda, Finanças Públicas e Desenvolvimento Urbano.

Pela lei os municípios que omitirem as informações para elaboração do IPRS serão incluídos no Cadastro Estadual de Inadimplentes Sociais, com isso proibidos de firmar convênio com o Governo do Estado.

A criação do índice, que terá divulgação bienal dos indicadores pela Assembléia Legislativa é um dos temas do seminário, que conta com a participação de empresários, deputados e sociólogos. O evento está sendo realizado no Memorial da América Latina.

Gislene Lima / Macedo Junior