(Flash) – Alckmin participa da institucionalização do Centro São Paulo Design

Entidade vai atuar como centro difusor de design e tecnologia para as empresas paulistas

ter, 16/04/2002 - 13h00 | Do Portal do Governo


São Paulo – Foi institucionalizado nesta terça-feira, dia 16, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro São Paulo Design (CSPD), com a presença do governador Geraldo Alckmin. Também foi constituído o Conselho Deliberativo do CSPD. A entidade vai atuar como centro de referência, difusor de pesquisas, tendências, informações e orientação em design e tecnologia para as empresas paulistas.

O CSPD foi constituído como uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, composta por um presidente, um conselho deliberativo e um conselho consultivo. De acordo com o presidente do IPT, Guilherme Ary Ponski, esse modelo é familiar, pois já é utilizado com êxito no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas, também sediado no IPT.

A proposta do instrumento legal de criação e o estatuto social do CSPD foram elaborados por um grupo de trabalho instituído, em novembro de 2001, pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Ruy Altenfelder. O grupo é composto por representantes das entidades parceiras do programa: Fiesp-Ciesp, Sebrae-SP, IPT e a própria Secretaria.

De acordo com Altenfelder, design não significa apenas desenho. Significa conteúdo. Agrega valor ao produto, melhora a comercialização, reduz preço, gera empregos e, assim, promove o desenvolvimento.

Para o governador Geraldo Alckmin, ‘a instituição do centro significa mais qualidade e melhor competitividade para os produtos paulistas.’

Cíntia Cury / Luiz Roberto Kamide