(Flash) – Alckmin participa da inauguração das novas instalações da Votorantim em Jacareí

Evento está sendo realizado na manhã desta segunda-feira, dia 18

seg, 18/08/2003 - 10h10 | Do Portal do Governo

Um dos maiores grupos econômicos do País comemora nesta segunda-feira, dia 18, o funcionamento de uma nova instalação. A empresa Votorantim Celulose e Papel (VCP) inaugura a ampliação de sua fábrica no município de Jacareí, região de São José dos Campos. Participam da solenidade, o governador Geraldo Alckmin, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o empresário do grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes, e o prefeito da cidade Marco Aurélio de Souza (PT). O roteiro das autoridades pela empresa inclui um tour pela nova unidade.

Desde 2001, a fábrica passou por um processo de reconstrução para implantação da mais moderna tecnologia para a produção de celulose e papel do País, consumindo recursos na ordem de US$ 490 milhões. Entre as inovações destacam-se os picadores de madeira, totalmente automatizados, que são os únicos no País, além de tecnologias ambientais comparáveis às melhores do mundo.

A VCP exporta para mais de 50 países, entre os quais, grandes competidores como Canadá, China, Japão e tem como principais mercados Europa (45%), Ásia (40%) e Estados Unidos (15%). A meta para 2003 é exportar 620 mil/toneladas, mais que o dobro das 270 mil embarcadas em 2002.

Dentro da programação está prevista a apresentação da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e de uma camerata, acompanhada pelo coral da escola Monteiro Lobato.

Valéria Cintra