(Flash) – Alckmin participa da abertura do curso Master em Jornalismo para Editores

Ele defendeu que todo governo democrático tem a obrigação de estar atento à opinião pública

seg, 17/03/2003 - 13h04 | Do Portal do Governo


Por quê repórteres talentosos fracassam no papel de editor? Como tomar decisões baseadas em critérios éticos seguros? Para responder estas e outras questões foi criado há sete anos, o curso Master em Jornalismo para Editores pelo Centro de Extensão Universitária, localizado no bairro da Bela Vista.

Em sua sétima edição, o primeiro dia de aula do curso ocorreu nesta segunda-feira, dia 17, e contou com uma palestra proferida pelo governador Geraldo Alckmin que falou sobre o tema ‘Relações entre Governo e Imprensa’.

O curso, que visa treinar jornalistas que vão assumir ou já assumiram cargo de editores, tem a duração de um ano e está dividido em cinco módulos. A atividade conta com a participação de renomados especialistas da área e já formou mais de 100 profissionais.

Alckmin observou que os objetivos deste encontro vão além do aprimoramento de conhecimentos e de debates sobre a evolução técnica dos meios de comunicação. ‘Trata profundamente de questões éticas, diretamente relacionadas com a formação da opinião pública. Servirá para rever conceitos de comportamentos para melhor preparar os editores no desempenho de suas tarefas’.

Ele defendeu que todo governo democrático tem a obrigação de estar atento à opinião pública. Destacou ainda que sempre fez questão de atender os profissionais da imprensa com atenção. ‘É obrigação de quem ocupa um cargo público e tem o dever de esclarecer e prestar contas de seus atos’.

Sobre a importância que os veículos de comunicação representam na sociedade, Alckmin comentou que a informação é a mais preciosa das matérias-primas da democracia. ‘É ela quem transforma o indivíduo em cidadão e faz despertar sua consciência para seis direitos e deveres’.

Valéria Cintra