(Flash) – Alckmin participa da abertura da Feira Internacional da Indústria de Plástico

No Estado, o setor é responsável por cerca de 40% da produção nacional

seg, 10/03/2003 - 13h02 | Do Portal do Governo


São Paulo – O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira, dia 10, da abertura da Brasilplast 2003 – Feira Internacional da Indústria de Plástico, que será realizada até o dia 14, no Pavilhão de Exposição do Anhembi, zona norte da Capital. O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, também participou do evento.

A feira, que é realizada a cada dois anos, está em sua nona edição. O evento conta neste ano com 1,2 mil expositores nacionais e estrangeiros. O setor plástico no País tem um faturamento anual estimado em US$ 7,7 bilhões, abrange 7,4 mil empresas e gera 218 mil empregos diretos e indiretos.

O governador destacou que, no Estado, o setor é responsável por cerca de 40% da produção nacional, envolve uma grande cadeia produtiva, gera muitos empregos e quando agrega valor ao produto, aumenta sua exportação. “O Governo de São Paulo está ajudando, em especial, as micro e pequenas empresas, porque 90% da fabricação do plástico provêm de empresas com 20 empregados”, disse.

Ele destacou a ampliação do Simples Paulista, que no final do ano passado baixou a alíquota do ICMS para as micro e pequenas empresas. Citou também as parcerias que foram feitas com o setor, o IPT e o Sebrae, o que permitou avanços tecnológicos no ramo.

Alckmin informou ainda que a mudança da lei de zoneamento industrial na região metropolitana vai permitir a expansão do pólo petroquímico, em especial no ABC. Mesmo com a mudança, a lei atende as exigências de cuidado ambiental.

Valéria Cintra