(Flash) – Alckmin inaugura Farmácia Dose Certa na estação Sé do Metrô

Usuários poderão obter gratuitamente 40 tipos de remédios

seg, 13/09/2004 - 12h45 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de facilitar o acesso da população aos medicamentos produzidos pela Fundação para o Remédio Popular (Furp), o governador Geraldo Alckmin lançou nesta segunda-feira, dia 13, a Farmácia Dose Certa na estação Sé do Metrô.

A partir de hoje todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão obter gratuitamente 40 tipos de remédios, desde que apresentem a receita médica que contenham o nome do princípio ativo do medicamento e não o nome comercial.

Os remédios estão sendo distribuídos em dez estações do Metrô: Saúde, Ana Rosa, Sé, Santana, Tucuruvi, Barra Funda, Brás, Clínicas Itaquera e Carrão. O programa vai atender pacientes do SUS tanto da rede estadual como da rede municipal de saúde.

Alckmin destacou que esssas novas farmácias tem como objetivo trazer mais conforto para as pessoas que utilizam o transporte. Sobre a necessidade de apresentar receita, ele informou que o objetivo é evitar a auto medicação. ‘Remédio não e bala. Todo o medicamento tem efeito benéfico, como também contra-indicação e efeitos colaterais. Por isso é preciso a receita para se ter um acompanhamento’, disse.

Valéria Cintra

M.J.