(Flash) – Alckmin entrega para a Assembléia Legislativa projeto para criação de dois grandes comando

O governador entregou o projeto para o deputado Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa

seg, 28/06/2004 - 17h46 | Do Portal do Governo


São Paulo – O governador Geraldo Alckmin entregou ao deputado Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa, na tarde desta segunda-feira, dia 28, na sede da Secretaria da Segurança Pública, o projeto de Lei que reorganiza a Polícia Militar no Estado de São Paulo e cria dois grandes comandos. Um na Capital e outro na região de Presidente Prudente, além de 10 novos batalhões no Estado.

O projeto, fruto de estudo da Secretaria da Segurança Pública, tem como objetivo otimizar os trabalhos do policiamento ostensivo nos 645 municípios do Estado, além de criar 164 novas vagas. ‘Essa reorganização do efetivo, transformará 167 cargos da atividade de saúde na polícia em 163 atividades fim’, disse o governador. ‘Um dos comandos será na Zona Leste, beneficiando mais de 933 mil pessoas’, emendou o secretário da Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho.

Entre os 10 batalhões , três serão criados na Capital paulista. São eles: o 37º Batalhão da Polícia Militar/Metropolitano (BPM/M) atendendo 44 mil moradores dos bairros de Jardim Herculano, Jardim Ãngela, Jardim Capela, Socorro e Cidade Dutra, na Zona Sul; o 38º BPM/M atendendo 417 mil pessoas em São Mateus, Teotônio Vilela, Jardim Santa Adélia, Cidade Satélite, Parque São Rafael, Jardim Santo André, Jardim Tietê, Jardim Iguatemi e Jardim Vera Cruz, na Zona Leste e o 39 º BPM/M que atenderá a cerca de 377 mil pessoas em Itaquera, Vila Carmosina, Vila Progresso, Vila Cosmopolita, Conjunto Habitacional José Bonifácio, Parada XV de Novembro, Jardim Etelvina, Lageado e Jardim Sanganiello, também na Zona Leste. Três desse batalhões serão inaugurados no Interior do Estado nos municípios de Sumaré, (48º BPM/Interior), Jundiaí (49ºBPM/I) e Votorantim (50º BPM/I)

A Região Metropolitana de São Paulo também receberá três novos batalhões que serão sediados em Sao Bernardo do Campo (40º BPM/M), Santo André (41º BPM/M) e Osasco (42º BPM/M).

O projeto também prevê a criação do quarto batalhão de Polícia Militar Rodoviária que vai proporcionar um reforço no cinturão rodoviário no entorno Capital numa distância de até 100 quilômetros da cidade.

‘A segurança do Estado está dando um grande passo na eficiência dos recursos públicos com esse projeto. Estaremos aprovando rapidamente pois trará um salto de qualidade nos trabalhos da PM’, disse Sidney Beraldo.

Estiveram presentes na cerimônia, o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Alberto Silveira Rodrigues, o delegado geral da Polícia Civil, Marco Antônio Desgualdo e o superintendente da Polícia Técnico Científica, Celso Perioli entre outras autoridades.

Lilian Santos / Carlos Prado