(Flash): Alckmin e primeiro-ministro japonês vistoriam obras da Calha do Rio Tietê

Serviços de escavações e ampliação da Calha estão com 75% das obras executadas

ter, 14/09/2004 - 10h38 | Do Portal do Governo

São Paulo – Os serviços de escavações e ampliação da Calha do Rio Tietê, na Capital, estão com 75% das obras executadas. Neste momento, o governador Geraldo Alckmin aguarda, no canteiro de obras na Marginal Tietê, o primeiro-ministro do Japão, Junishiro Koizumi, para vistoriar os trabalhos que contam com recursos do governo japonês, por meio do Japan Bank for International Cooperation (JBIC). Estão sendo investidos nessa obra R$ 700 milhões, sendo 25% do Tesouro Paulista e o restante do JBIC.

O Governo paulista está fazendo obras que vão ajudar no combate às enchentes e inundações na Região Metropolitana de São Paulo. Com 25 quilômetros de extensão, a Calha do Rio Tietê vai desde a barragem móvel (Cebolão) até a barragem da Penha (Rodovia Ayrton Senna). O Trabalho de ampliação foi dividido em quatro lotes, com 6,5 quilômetros de extensão cada um. O tratamento de esgoto e instalação de emissários estão sendo feitos pela Sabesp.

O superintendente do Departamento de Águas é Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari, estima que até o final do ano as escavações já estejam totalmente concluídas, para que então sejam iniciadas as obras complementares. Para que a Marginal ganhe um novo aspecto, o Governo vai implantar obras de paisagismo nas duas margens do rio Tietê.

O diretor executivo do JBIC, Iwao Okamoto, espera que os recursos destinados pelo governo japonês ajudem o Estado a combater a poluição, melhorando o meio ambiente de São Paulo.

Valéria Cintra

(AM)