(Flash): Alckmin e presidente de Portugal vistoriam obras do Centro dedicado à Língua Portuguesa

Neste momento eles estão no Memorial do Imigrante

qui, 13/11/2003 - 13h38 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin e o presidente de Portugal, Jorge Sampaio, acabaram de vistoriar, nesta quinta-feira, dia 13, as obras do projeto ‘Estação Luz da Nossa Língua’. Em parceria com a iniciativa privada, o Governo paulista está criando um espaço dedicado à Língua Portuguesa na Estação da Luz. A iniciativa pioneira fará da Estação um Centro de Referência Permanente da Língua Portuguesa.

Alckmin assistiu a um vídeo institucional da CPTM, no saguão I, futuro acesso da Pinacoteca com o Metrô, no qual foi mostrado o Projeto de Integração do Centro. As obras de ampliação, que estão sendo feitas na Estação da Luz, vão facilitar os deslocamentos para várias regiões da cidade em direção ao Centro e permitirão, no futuro, a ligação direta entre as linhas da CPTM com as do Metrô, na Estação da Luz. Como resultado da ampliação das obras, desde esta última segunda-feira, dia 10, os trens do Expresso Leste da (CPTM) já estão circulando até a Estação da Luz.

O governador disse que o presidente de Portugal é um grande entusiasta dessa proposta. ‘O presidente Jorge Sampaio é um amigo do Brasil e de São Paulo. É um forte estímulo a sua presença, sua palavra, colocando a importância do Centro de Referência Permanente da Língua Portuguesa.’ Alckmin informou que o Governo do Estado pretende, através da internet, disponibilizar o trabalho do Centro para os oito países da língua portuguesa. Quarenta por cento das obras já foram executadas e até 2005 devem estar totalmente concluídas.

Alckmin está no Memorial do Imigrante, no Brás. Acompanhado pelo presidente de Portugal, Alckmin dirigiu-se ao local dentro de um trem da CPTM. O Memorial era o lugar onde os imigrantes eram recebidos quando chegavam ao Brasil. Lá, eles eram cadastrados e encaminhados ao trabalho. Funcionava como pólo de integração dos imigrantes com o novo país.

De 1882 a 1978, passaram pela Hospedaria mais de 70 nacionalidades e etnias, num total de mais de 2,5 milhões de pessoas, todas devidamente registradas em livros e listagens.

Macedo Júnior/Valéria Cintra