(Flash): Alckmin desativa carceragem do 34º Distrito Policial de Vila Sônia

Essa é a 43ª carceragem de distrito policial desativada pelo Governo paulista

seg, 31/01/2005 - 10h14 | Do Portal do Governo

São Paulo – A carceragem do 34º Distrito Policial de Vila Sônia, no bairro do Butantã, zona oeste da Capital, está sendo desativada nesta segunda-feira, dia 31. O governador Geraldo Alckmin derrubará as grades para evitar que novos detentos ocupem o espaço.

Com capacidade para 43 detentos, a carceragem chegou a abrigar 208 presos. Quando começou a desativação, 127 homens ocupavam o local. Todos foram transferidos para vários CDPs (Centro de Detenção Provisória) na Capital e Interior.

De acordo com a presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da região, Júlia Titz de Rezende, esse DP deverá ser transformado em Delegacia Participativa. Ela informou que já estão sendo feitos os estudos a partir de um padrão fornecido pela Secretaria da Segurança Pública. “Assim que isso for definido, procuraremos as empresas e comércios da região para realizar a reforma”.

Júlia disse que o espaço onde estão as celas deverá ser transformado, de acordo com projeto padrão, em auditório e núcleo social, com atendimento jurídico e assistência social. Ela também destacou que a desativação da carceragem irá trazer mais segurança ao bairro. “Era um barril de pólvora. Além das casas temos escolas e hospitais próximos que ficavam expostos a cada rebelião.

Essa é a 43ª carceragem de distrito policial desativada pelo Governo paulista, na capital.

Cíntia Cury / MJ

Leia a matéria completa: Estado tem mais de 12,6 mil vagas em penitenciárias em construção