(Flash) – Alckmin desativa carceragem do 3º Distrito Policial de Santa Ifigênia

Até o final de 2004 todas as carceragens da Capital serão desativadas

ter, 25/02/2003 - 15h56 | Do Portal do Governo


São Paulo – Mais uma carceragem foi desativada na Capital. Nesta terça-feira, dia 25, o governador Geraldo Alckmin derrubou as grades das celas do 3º Distrito Policial, no bairro de Santa Ifigênia, localizado na região central.

Retirar os presos dos distritos policiais, transferindo-os para o sistema penitenciário, é uma das metas do Governo do Estado na área de segurança. Até o fim de 2004, todas as celas de delegacias da Capital serão desativadas.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, em todo o Estado 10.836 presos foram transferidos de distritos policiais para o sistema penitenciário, desde o ano de 1995 até fevereiro de 2003. Deste total, 4.438 estavam em carceragens da Capital, 1.352 na Grande São Paulo e 5.046 no Interior. Atualmente, 9.650 presos ainda ocupam celas de delegacias na cidade de São Paulo.

Os presos transferidos das delegacias estão sendo encaminhados para o sistema penitenciário. Esta iniciativa permitiu que os policiais civis que estavam tendo de tomar conta das carceragens pudessem voltar à função investigativa. Além disso, as pessoas detidas que aguardam julgamento passaram a ser separadas dos condenados em Centros de Detenção Provisória (CDP).