(Flash): Alckmin declara que meta é consolidar o Estado como uma grande plataforma exportadora

Governador declarou que esforço exportador está ajudando a recuperar a economia interna

qua, 01/09/2004 - 12h02 | Do Portal do Governo

São Paulo – O governador Geraldo Alckmin declarou, em entrevista coletiva concedida na abertura do II SP ExportAção, que a meta é consolidar o Estado de São Paulo como uma grande plataforma exportadora. “Essa é a maneira mais rápida de conseguirmos melhorar a renda aqui dentro. O esforço exportador está ajudando a recuperar a economia interna, que ainda está muito fraca. É inegável o superávit da balança comercial e este esforço exportador é um bom caminho. É precisa continuar para conquistarmos novos mercados. Por isso, procuramos melhorar a competitividade de nossos produtos, porque isto vai ajudar a recuperar o mercado interno. Estamos trabalhando para que seja sustentável e não passageiro”, assinalou Alckmin.

A balança comercial paulista está equilibrada, ou seja, ao mesmo tempo que a exportação está aumentando, o Estado continua sendo um grande importador. “São Paulo é um bom modelo de comércio exterior. Nunca se é um grande exportador se não for um grande importador. Comércio exterior é uma mão dupla. Somos o maior exportador do Brasil e o maior importador. Sempre tivemos déficits na balança comercial de São Paulo, agora temos um pequeno superávit. Exportamos mais do que importamos, mas este superávit não é grande. Somos grandes importadores, mas isto também ajuda a aumentarmos a presença brasileira no comércio exterior”, considerou.

Ele citou as várias ações do Governo para estimular o setor, como a criação do fast track (sistema de devolução rápida do crédito tributário para as empresas que exportam). Comentou o trabalho que vem sendo enfocado nos Arranjos Produtivos Organizados (APO’s) no Interior do Estado; citou o pedido de financiamento que o Governo fez junto ao BID, de US$ 20 milhões, para em parceria com o SEBRAE apoiar as pequenas empresas na exportação, que já contam com a orientação de importantes órgãos estaduais como ITAL, FAPESP e IPT.O enfoque na infra-estrutura também vem merecendo a atenção do Governo, para não brecar as exportações. “Um dos pontos mais críticos é o Porto de Santos, que depende do Governo Federal, mas o Estado está trabalhando junto para melhorar a acessibilidade”, disse Alckmin.

Outro trabalho feito nesta área de logística foi a duplicação das rodovias Imigrantes e Tamoios. O Estado também está duplicando a rodovia que liga Caraguatatuba até São Sebastião.

Em maio deste ano, o Governo inaugurou um novo corredor de exportação/importação entre Campinas, São José dos Campos e São Sebastião com as exportações de automóveis e caminhões pelo Porto de São Sebastião.

Valéria Cintra