(Flash) – Alckmin assina decreto que institui prêmio para ações em defesa do meio ambiente

Decreto foi assinado durante festa do Centenário da Árvore em Araras

sex, 07/06/2002 - 13h51 | Do Portal do Governo

Araras – Durante as comemorações da primeira festa do Centenário da Árvore em Araras, o governador Geraldo Alckmin assinou, nesta sexta-feira, dia 7, decreto que institui o Prêmio João Pedro Cardoso, destinado àqueles que lutam pela defesa do meio ambiente. O governador fez uma referência ao agrônomo João Pedro Cardoso, idealizador da Festa da Árvore, que contribuiu para a consciência ecológica dos moradores da cidade, desde 1902, dando exemplo ao país de como se deve cuidar dos recursos naturais.

Alckmin também assinou termo de cooperação técnica voltado para o meio ambiente, que inclui as secretárias do Meio Ambiente, da Educação e da Justiça, e visa implementar a temática ambiental na área educacional e programas de capacitação de educadores. O termo também integra a Agenda 21 do setor educacional do Estado de São Paulo. O governador ainda assinou o decreto que institui o incentivo da produção de madeira-de-lei do Estado de São Paulo. Por meio desse decreto, a prefeitura de Araras vai plantar 200 mil árvores no município. Durante o evento também foi assinado o termo de cooperação com a concessionária de energia elétrica Elektro, que vai fazer o plantio de árvores sem interferir na rede elétrica da cidade.

O governador destacou que em São Paulo foi iniciado um grande projeto de plantio de 1,5 milhão de cinco tipos de árvores de lei: aroeira, ipê-roxo, canela, amendoim e pau-marfim. ‘Plantando-se uma grande quantidade desses tipos de madeira-de-lei, gera-se uma commodity que terá valor na Bolsa de Mercadoria de Futuro e poderá ser negociada. Esses bosques de madeira-de-lei terão também árvores frutíferas para que não se tenha um bosque silencioso, e sim com vida, com pássaros’. O governador afirmou que o projeto já foi iniciado com 300 mil árvores plantadas no Estado. ‘Vamos passar de 1 milhão e meio em 46 municípios, inclusive nas áreas do governo’. Alckmin informou também que o setor privado de Araras está dando um grande exemplo na recuperação ambiental. Ele agradeceu a homenagem da cidade dando o nome de seu pai, Geraldo José Rodrigues Alckmin, a uma área verde do município. Ao final da solenidade, Alckmin plantou uma muda de macaubeira no centro da cidade

O Governo do Estado também autorizou a construção de 200 unidades habitacionais da CDHU pelo Programa Habiteto no valor de R$ 1,54 milhão, em terreno será doado pela prefeitura.

Valéria Cintra / Macedo Júnior