(Flash): Alckmin anuncia transferência de presos dos Distritos Policiais da Capital

Presos serão removidos para novas unidades prisionais ainda este ano

qui, 19/02/2004 - 12h20 | Do Portal do Governo


São Paulo – Na edição do Diário Oficial do Estado de amanhã (20), o Governo do Estado publica o edital de licitação para concorrência pública destinada à construção de seis novas penitenciárias. Essas unidades prisionais vão possibilitar a transferência de todos os 7.300 presos que estão nas carceragens de Distritos Policiais da Capital.

O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, dia 19, na Escola de Administração Penitenciária. Ele disse que o objetivo é iniciar as transferências até o fim deste ano. ‘Há três anos anunciamos o projeto para desativação da Casa de Detenção do Carandiru. O projeto foi cumprido. Hoje, estamos dando um passo do mesmo tamanho para a cidade de São Paulo não ter mais problemas com fugas, rebeliões e superlotação nos distritos policiais.’

O governador ressaltou que a retirada dos presos das delegacias permite que a Polícia Civil possa se dedicar de maneira mais efetiva ao trabalho de investigação.

Além de anunciar o projeto, Alckmin fez a entrega de 42 veículos para transporte de presos, 400 algemas, 2.500 coletes à prova de bala, 100 estações de rádio fixas e 500 rádios HTs. O Estado investiu R$ 5,3 milhões na compra desses equipamentos.

Rogério Vaquero