(Flash) – Alckmin anuncia programa piloto para implantação do projeto Pomar no Rio Tietê

Governador disse que o projeto só será possível devido à inauguração de uma eclusa na altura do Cebolão

qui, 05/02/2004 - 11h53 | Do Portal do Governo

Dentre de 40 dias terá início o programa piloto para implantação do projeto Pomar no Rio Tietê. Da mesma forma como foi realizado nas margens do rio Pinheiros, a idéia é plantar um extenso jardim entre o Cebolão e a barragem da Penha. O governador Geraldo Alckmin disse nesta quinta-feira, dia 5, após vistoriar, na zona sul da Capital, as obras de um interceptor de esgoto, que o projeto Pomar no Rio Tietê só será possível devido à inauguração de uma eclusa na altura do Cebolão.

“O transporte do material assoreado passou a ser feito por uma hidrovia e não precisa mais ser colocado na margem do rio para esperar a chegada dos caminhões que antigamente faziam a retirada.” Alckmin destacou que, para o projeto Pomar no Tietê, a expectativa é manter as mesmas parcerias com a iniciativa privada e com as empresas públicas para plantação e manutenção dos jardins. “Acho que teremos muitas parcerias porque no Rio Pinheiros a visibilidade dos motoristas não é tão grande quanto no Tietê, onde o rio fica grudado no jardim.”

Ele também assinou uma autorização para que a Secretaria do Meio Ambiente inicie os estudos para um projeto de recuperação das matas ciliares dos rios da região metropolitana de São Paulo. Ele anunciou que para este programa a Secretaria contará com a doação de sete milhões de dólares do Banco Mundial.

Rogério Vaquero

(AM)