(Flash) – Alckmin acompanha transferência de presos

Ônibus saíram sob forte esquema de segurança, escoltados por viaturas da PM

qui, 13/12/2001 - 9h12 | Do Portal do Governo


São Paulo – O início do processo de transferência de presos da Casa de Detenção do Carandiru, em São Paulo, para penitenciárias do Interior e Região Metropolitana da Capital, foi acompanhado pelo governador Geraldo Alckmin na manhã desta quinta-feira, dia 13. Alckmin disse que hoje a Casa de Detenção tem 7.340 presos mas, até março de 2002, estará desocupada. ‘Hoje estão sendo transferidos 140 detentos. Até o fim de dezembro serão mais 600. Depois, vão ser transferidos 2.200 por mês, entre janeiro, fevereiro e março.’

Os 140 presos estão sendo transferidos sob forte esquema de segurança, montado pela Secretaria da Administração Penitenciária. Os ônibus saíram escoltados por viaturas da Polícia Militar, com os presos algemados em cabos de aço fixados nos veículos. Alckmin ressaltou que os presos estão saindo de um modelo penitenciário totalmente superado, que chegou a ter praticamente 10 mil presos, em um só local, sem trabalho durante o período da remissão de pena, para vários tipos de penitenciárias, variando de acordo com o tipo de pena e a gravidade do detento.

Ele destacou que as 11 novas penitenciárias construídas para possibilitar a desativação desta unidade prisional contam com oficinas profissionalizantes e cozinhas para os presos trabalharem e prepararem suas próprias refeições. ‘Os presos vão cozinhar e, com isso, o Governo economiza, deixando de comprar as refeições’.

Rogério Vaquero / Luiz Roberto Kamide