(Flash): Alckmin abre seminário sobre economia do setor público

Abertura do evento foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 4, na Assembléia Legislativa de São Paulo

qui, 04/03/2004 - 10h55 | Do Portal do Governo


São Paulo – Discutir como o governo brasileiro gasta sua economia e a inverte em benefícios à população é um dos temas a serem analisados no seminário ‘Economia do Setor Público no Brasil’, que está sendo realizado na Assembléia Legislativa de São Paulo nesta quinta-feira, dia 4.

Ao participar da abertura do evento, o governador Geraldo Alckmin comentou que o País precisa de uma agenda positiva para retomar o seu crescimento econômico. ‘Precisamos pisar no acelerador para gerarmos mais emprego e renda’, declarou, observando a necessidade de identificar os gargalos que estão impedindo a atração de novos investimentos e, conseqüentemente, o crescimento da economia brasileira. Alckmin disse que um dos entraves para a geração de novos investimentos é a alta carga tributária, que está na casa de 40%.

O diretor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Yoshiaki Nakano, disse que o cidadão brasileiro trabalha cinco meses no ano para pagar impostos e taxas e que um dos objetivos do seminário é mostrar onde são gastos esses tributos. ‘É fundamental analisar se a arrecadação do governo brasileiro está promovendo o bem-estar e a justiça social’. Nakano elogiou o rigoroso controle de gastos do Governo do Estado, destacando a redução de impostos em vários setores, como têxtil, álcool, material de construção, ao contrário do que vem sendo implantado na administração do município de São Paulo.

Nakano também destacou que um dos objetivos do evento é divulgar os estudos do mundo acadêmico ao mundo político. O seminário será realizado até esta sexta, dia 5, e conta com a participação de economistas, jornalistas e acadêmicos de vários Estadoss

Valéria Cintra

(AM)