Firmado convênio para implementar desapropriações de áreas ao redor dos aeroportos de Guarulhos e Vi

nd

seg, 17/12/2001 - 17h20 | Do Portal do Governo


Em cerca de um mês o Governo do Estado vai publicar no Diário Oficial um decreto considerando de ‘utilidade pública’ uma área de 1,4 quilômetros quadrados em Guarulhos. O local a ser desapropriado vai viabilizar a construção do terceiro terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica – Guarulhos, que poderá ampliar o atendimento de 17 milhões de passageiros/ano para 29 milhões anuais. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin na tarde desta segunda-feira, dia 17, no Palácio dos Bandeirantes, após assinatura de convênio entre o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo(Daesp) e a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária(Infraero).

A parceria firmada também vai viabilizar a desapropriação de nove quilômetros quadrados ao redor do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, onde a Infraero vai construir um novo terminal de cargas. Segundo o presidente da empresa, Fernando Perrone, serão investidos cerca de R$ 1,5 bilhão nos dois aeroportos paulistas com a construção de pistas, pátios, acessos aeroportuários, terminais de passageiros e terminais de cargas.

‘O caminho do modernidade passa pelo transporte aéreo. Com esse convênio vamos dar mais competitividade no transporte de carga desses aeroportos e maior desenvolvimento ao Estado de São Paulo’, observou Alckmin.

O governador informou que a Dersa está estudando a construção de um grande centro de eventos em Guarulhos, numa área de 1,5 milhão de metros quadrados entre as rodovias Airton Senna e Dutra. O projeto prevê investimentos da iniciativa privada. Alckmin também comentou que a Secretaria de Transportes Metropolitanos também está estudando a criação de uma linha da CPTM até o aeroporto de Guarulhos, para atender os usuários.