Finlândia já investiu US$ 100 milhões no Estado de São Paulo desde 1995

Governador recebeu a presidente Tarja Halonen no Palácio dos Bandeirantes

ter, 04/11/2003 - 15h52 | Do Portal do Governo


De visita ao Brasil, onde veio conhecer o funcionamento das empresas finlandesas que atuam no País, a presidente da Finlândia, Tarja Halonen, participou nesta terça-feira, dia 4, de um almoço com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. De 1995 a outubro deste ano, os investimentos finlandeses anunciados no Estado de São Paulo foram de aproximadamente US$ 100 milhões.

Alckmin disse que é uma boa ocasião para aprofundar as relações comerciais. “Há muito espaço para ampliarmos as parcerias empresariais e incrementar o fluxo comercial entre a Finlândia e São Paulo”. Ele observou que o Estado apresenta um ambiente altamente favorável à expansão dos investimentos finlandeses e à criação de uma rede de integração empresarial entre os dois países.

“São Paulo tem um enorme potencial, capaz de oferecer excelentes oportunidades para ambas as partes, que variam do café, e outros produtos do agronegócio, à fabricação de aviões comerciais”, exemplificou.

O governador citou que a capacidade, a alta tecnologia e qualidade dos produtos finlandeses, levou o país ao primeiro lugar do ranking de competitividade mundial em 2003, segundo o Fórum Econômico Mundial. Para conhecer um pouco melhor a cultura daquele país, Alckmin convidou os presentes a verem a exposição finlandesa de artes plásticas “Kaamos – Noite Polar”, na Pinacoteca do Estado.

Tarja Halonen disse que a maior parte das empresas finlandesas no Brasil está instalada no Estado de São Paulo. Sua comitiva empresarial ficou surpresa com os conhecimentos que o governador demonstrou sobre a vida econômica e cultural da Finlândia.

A principal empresa finlandesa instalada no Brasil é a Nokia, fabricante de celulares e equipamentos de telecomunicação. A empresa possui uma fábrica em Manaus, escritórios em São Paulo e em outros Estados, além de ter parceria com a Gradiente em São Paulo.

Entre as principais indústrias finlandesas existentes no Estado paulista destacam-se a Kone Elevadores, Valtra Valmet – Patrek Valtra (fábrica de tratores), a Ahlstom (papel e celulose) e a Andritz (madeira).

Durante a realização do seminário empresarial “Brasil-Finlândia” realizado nesta segunda-feira, dia 3, foram discutidas diversas maneiras de se ampliar a relação bilateral entre os países.

“Acredito que no futuro nossa relação será mais estreita’, ressaltou Tarja Halonen. Para a presidente da Finlândia, a economia e o comércio são apenas alguns meios que ajudam a melhorar a vida do povo. “Acho que a justiça social é a base para se construir um mundo de paz”, assinalou. Tarja Halonen também destacou a necessidade de se ampliar os parques científicos.

Durante a visita ao Palácio dos Bandeirantes, o governador presenteou Tarja Halonen com uma fruteira de madeira, feita em Pernambuco, e ganhou uma peça de cristal. Saindo de São Paulo, ela segue ainda hoje em viagem para o Chile.

Valéria Cintra