Financiamento: Nossa Caixa custeia renovação de micro, pequenas e médias empresas

Limite máximo financiável é de até 90% do valor da nota fiscal da máquina ou equipamento

qui, 11/11/2004 - 10h39 | Do Portal do Governo

As micro, pequenas e médias empresas de qualquer município do País têm agora recursos para financiar a renovação do parque de máquinas e equipamentos. A Nossa Caixa tem uma linha especial com taxa de juros menores e pagamento de longo prazo, para dinamizar o setor de bens de capital.

A linha está disponível nas localidades com agências da Nossa Caixa no Estado de São Paulo e nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Londrina, Curitiba, Campo Grande, Uberlândia e Brasília.

A linha de crédito é dirigida às empresas extrativas, indústrias de transformação ou construção e faz parte do Programa de Modernização do Parque Industrial Nacional (Modermaq), com repasses de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As empresas devem estar enquadradas na classificação nacional de atividades econômicas (CNAE). Estão excluídas do financiamento investimentos a empreendimentos imobiliários residenciais,
time-sharing, hotel-residência e loteamento.

O limite máximo financiável é de até 90% do valor da nota fiscal da máquina ou equipamento. A taxa de juros é de 14,95% ao ano. A amortização é mensal, calculadas pelo Tabela Price e o prazo de pagamento é de até 60 meses, já incluída carência de três ou seis meses.

Não há limite de crédito, entretanto depende da análise da Nossa Caixa. Os equipamentos e máquinas devem ser novos e de fabricação nacional e estar cadastrados no CFI do BNDES.

O BNDES caracteriza, de acordo com a classificação CNAE, como indústrias extrativas as produtoras de carvão mineral, petróleo, minerais metálicos e não-metálicos. As indústrias de transformação são, entre outros bens, alimentos, produtos têxteis, celulose, papel, artigos de borracha e de material plástico, máquinas para escritório, equipamentos de informática, móveis, reciclados, produtos de fumo, bebidas, artigos do vestuário e acessórios, preparação de couros, artigos de viagem e calçados, edição,
impressão e reprodução de gravações. Já no caso da construção, aquelas compreendidas, entre outras, de construção de edifícios e obras de engenharia civil, infra-estrutura para energia elétrica e telecomunicações.

Mais informações podem ser obtidas na Assessoria de Imprensa da Nossa Caixa pelos telefones: (11) 3244-6994/ 6248

V.C.