Final de Ano: Metrô relança campanha de segurança nas estações

Campanha entra em vigor a partir desta quarta-feira, dia 15

ter, 14/12/2004 - 18h45 | Do Portal do Governo

Tem início nesta quarta-feira, dia 15, nas estações e trens do Metrô, a campanha ‘Não deixe a ocasião fazer o ladrão’ . O objetivo é alertar os usuários para os riscos de roubos e furtos nas dependências do Metrô durante as festas de fim de ano, período em que a economia está aquecida e o número de passageiros transportados aumenta.

Apesar da preocupação do Metrô com a segurança de todos os seus usuários, o foco principal desta campanha são os passageiros não habituais. Muitos destes, apesar de morarem na Capital, utilizam o Metrô esporadicamente. Um grande número é oriundo de outras cidades e até de outros estados, que viajam para São Paulo nesta época do ano trazendo dinheiro vivo no bolso, para fazerem suas compras de Natal.

Para conscientizar principalmente estes usuários quanto aos cuidados que eles devem tomar com os seus pertences durante as viagens, o Metrô estará, a partir de amanhã, reforçando nas estações e trens a emissão de mensagens sonoras de segurança. Também durante a campanha, os 902 agentes de segurança do Metrô estarão distribuindo folhetos com dicas de segurança aos usuários. Além disso, cartazetes sobre a campanha serão afixados nos trens em circulação em todas as linhas do Metrô.

Dicas de segurança do Metrô

Entre as principais sugestões de segurança do Metrô para seus usuários, estão a recomendação para que bolsas e mochilas não sejam utilizadas nas costas, e sim junto ao corpo, protegidas pelo braço. Eles também não devem nunca utilizar carteiras no bolso de trás. Quanto a objetos de valor, como celulares e correntes de ouro, a recomendação do Metrô é para que não fiquem à mostra.

Outro alerta importante que o Metrô faz é para evitar as aglomerações, mais comuns nesse período, nas plataformas e nos trens, uma vez que a maioria das ocorrências registradas acontecem exatamente no momento do embarque e desembarque dos usuários nos trens, quando os marginais se misturam na multidão para praticarem seus delitos.

É importante ressaltar que os agentes de segurança do Metrô têm poder de polícia. Todo meliante pego em flagrante recebe voz de prisão e é encaminhado ao Delpom – Delegacia de Polícia do Metropolitano – na Barra Funda. A pena para o crime de roubo e furto é de até seis anos de prisão.

Nos casos de furto, quando a vítima é lesada de forma sutil e não reconhece o meliante, o Metrô recomenda às vítimas que procurem um agente de segurança da empresa para ser elaborado um Boletim de Ocorrência, que é uma garantia para os usuários caso seus documentos sejam utilizados pelo criminoso em práticas ilegais.

Departamento de Imprensa: Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.