Fim de Ano: Secretaria da Cultura oferece programação para todos os gostos

Museu de Arte Sacra expõe Presépios Natalinos na estação Tiradentes do Metrô

seg, 20/12/2004 - 16h34 | Do Portal do Governo

Para quem pretende permanecer na cidade de São Paulo durante o período das festas de fim de ano, a Secretaria de Estado da Cultura oferece uma programação diversificada para todos os gostos.

Na Estação Pinacoteca, a exposição ‘Mestres do Modernismo’ traz 50 obras de artistas da década de 20. Elas pertencem aos acervos da Coleção Nemirovsky. A exposição traça um panorama de um período que inovou a arte brasileira e rompeu com todas as estéticas européias. Outra opção é a exposição ‘Pergaminhos do Mar Morto’, com artefatos arqueológicos, mapas e painéis da época com mais de 2 mil anos, encontrados em Israel.

Quem visitar a Pinacoteca do Estado poderá conferir ‘Vistas do Brasil’, que reúne 25 obras produzidas por artistas estrangeiros como Debret, Rugendas, Taunay e Agostinho José da Motta. Em ‘Laboratório do Mundo’, a história de Portugal é trazida a tona através de 212 peças do século XVIII, pertencentes à Universidade de Coimbra. A mostra de Gerda Brentani traz 150 trabalhos de um dos maiores artistas alemães de sua geração.

O Museu de Arte Sacra traz uma exposição de retábulos que contam um pouco da história: o Arte Barroca Paulista, repleta de cores fortes como o vermelho, azul e verde. Os altares vêm de diversas regiões do estado, como o Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, a antiga Matriz de Santo Amaro, Fazenda São Mathias e Capela da Fazenda de Piraí.

Na estação de Metrô Tiradentes, o destaque é a exposição de Presépios Natalinos do acervo do Museu de Arte Sacra. São sete presépios procedentes de vários locais do mundo como México, Portugal, Áustria, Peru, Japão e África.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

(LRK)