Filme “Central do Brasil” é exibido para 3.500 escolas estaduais

Alckmin assiste ao filme em escola estadual na Zona Leste, dentro do Projeto Cine Família

dom, 07/11/2004 - 17h05 | Do Portal do Governo


Alunos, familiares, professores da rede escolar do Estado, puderam assistir neste domingo, dia 07, gratuitamente ao filme Central do Brasil, de Walter Salles. A sessão faz parte do projeto Cine Família, que levará para as escolas estaduais o melhor do cinema nacional.

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Esucação Gabriel Chalita participaram da exibição do filme na Escola Estadual Zipora Rubinstein, na Vila Princesa Isabel, na Zona Leste da Capital.

Cine Família é uma parceria entre o Programa Escola da Família e o Cinemagia, empresa que desde 2003 percorre os municípios do Brasil levando o cinema para diversos lugares, como escolas, hospitais, ginásios, praças e até mesmo praias.

Os filmes serão retransmitidos para as escolas por meio de sinal da Embratel. Todos os domingos, cada unidade escolar participante transformará uma de suas salas em um cinema. A expectativa é de que as sessões atinjam 60 mil pessoas por fim de semana em todo o Estado.

Alckmin destacou que o cinema nacional, especialmente o paulista, melhorou muito e que por isso tem aumentado o numero de freqüentadores de filmes brasileiros ‘Até pouco tempo havia apenas 7% de espectadores de filmes nacionais e 93% de filmes estrangeiros. Hoje o numero de freqüentadores de cinema nacional esta chegando a 25%, o que é um fato muito positivo, porque o cinema tem um lado educativo, cultural e é um lazer muito agradável.’

O projeto Cine Família teve sua primeira sessão especial de lançamento no dia 23 de outubro durante uma teleconferência com a participação do secretário Chalita. O primeiro filme exibido foi “Tainá – Uma aventura na Amazônia”.

Programa Escola da Família

Criado há um ano, o programa promove ações de cidadania e atividades culturais, esportivas e educativas em 5.297 escolas dos 645 municípios de São Paulo durante os fins de semana. De agosto de 2003 a setembro de 2004, o Escola da Família contou com 68.563.351 participações e mais de 3,3 milhões de atividades.