FHC e Alckmin descerram retrato de Mário Covas no Palácio dos Bandeirantes

Ministros e governadores participam da homenagem ao governador

seg, 16/12/2002 - 20h27 | Do Portal do Governo


O presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador Geraldo Alckmin descerraram nesta segunda-feira, dia 16, no Palácio dos Bandeirantes, o retrato do governador Mário Covas, que foi incorporado ao acervo da ‘Galeria dos Governadores’, na sede do governo paulista.

‘Neste retrato há mais que um homem, há muito mais que um sonho de muitos homens, há esperança e um pouco de cada um de nós’, disse o governador, ao destacar que Mário Covas ‘foi nosso companheiro, nosso líder e nosso mestre’.

Alckmin afirmou que o nome de Covas ‘está presente nas turbinas das usinas que impulsionam o progresso paulista, nos campos onde amadurece a colheita, nas fábricas e oficinas que forjam a pujança de São Paulo, nas escolas e nas universidades, na dignidade do atendimento aos doentes, no sorriso das crianças’

O presidente Fernando Henrique Cardoso lembrou as lutas comuns que enfrentou com Mário Covas, desde sua candidatura ao Senado e à Prefeitura de São Paulo. ‘Ele foi um líder, um grande brasileiro, um grande paulista, mas também um grande amigo’, disse o presidente.

Em nome da família, Bruno Covas Lopes, neto do homenageado, disse que Mário Covas soube governar com responsabilidade fiscal sem precisar de uma lei que tivesse esse nome, e sem medo do custo político que os ajustes fiscais pudessem acarretar. Lembrou algumas frases do governador e disse esperar que o retrato transmita essas mensagens para orientar os futuros ocupantes do Palácio dos Bandeirantes.

O ato em homenagem a Mário Covas contou com a presença dos familiares do governador e a participação dos ministros Barjas Negri, da Saúde, Caio de Carvalho, do Esporte e Turismo, e José Abraão, do Desenvolvimento Agrário, dos senadores José Serra e Romeu Tuma, dos governadores Marconi Perillo, de Goiás, e Siqueira Campos, do Tocantins, além de Osvaldo Martins, presidente da Fundação Mário Covas.

O retrato, que passa a integrar o acervo da sede do Governo paulista, foi pintado pelo santista Mário Gruber, responsável também por outras obras que compõem a ‘Galeria dos Governadores’, com quadros de todos os governantes de São Paulo, desde a Proclamação da República e a Junta Governativa do Estado, em 1889.