Festival de Inverno: Tenor e Orquestra Sinfônica do Estado são destaques desta semana

Tenor Ramón Vargas se apresenta pela primeira vez no país no encerramento do evento

qua, 24/07/2002 - 12h51 | Do Portal do Governo

Ópera, Erudito, Música Popular Brasileira e Infantil são os ritmos presentes na programação do final de semana de encerramento do 33º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Na sexta (26), às 21 horas, o grande destaque é o tenor mexicano Ramón Vargas que se apresenta pela primeira vez no país.

O tenor mexicano Ramon Vargas, uma das novas estrelas do mundo lírico, nasceu em 1960 na Cidade do México, onde recebeu suas primeiras lições de música e canto no Coro de Meninos da Basílica de Guadalupe. Um professor de canto lhe disse que não poderia assumir a responsabilidade por sua voz. Outro maestro apostou no tenor e lhe converteu à força em um ‘tenor heróico’.

Vargas venceu um concurso nacional de canto e fez sua estréia profissional no Palácio de Bellas Artes de México, em 1983. Dois anos mais tarde, conquistou primeiro prêmio no Concurso Enrico Caruso, em Milão, mudando-se em seguida para a Áustria, a fim de dar andamento aos seus estudos. Especializado em bel canto e no repertório romântico, Ramón Vargas possui uma voz brilhante, técnica fluente e encantadora, que supera os registros de tenor. Dicção e controle respiratório perfeitos e um dom de interpretação que chamam atenção em um cantor tão jovem.

A Orquestra Sinfônica do Estado, regida pelo maestro John Neschling e o Coral Sinfônico do Estado, regido pela maestrina Naomi Munakata, é a atração do sábado, dia 27, às 21 horas. Solista convidado: violinista Cláudio Cruz. O programa inclui D. Shostakovich – Abertura festiva, Op.96; A. Glazunov – Concerto em lá menor, op 82, para Violino e Orquestra e F. Mignone – Maracatu do Chico-Rei.

No domingo, dia 28, os bolsistas fazem o concerto de encerramento, apresentando a orquestra formada durante o Festival. A regência é do maestro João Maurício Galindo, tendo como solistas a soprano Celine Imbert e o barítono Paulo Szot. No repertório, composições de Carlos Gomes, Leoncavallo e Dvórak.