Festival de Inverno: Ramon Vargas apresenta recital no dia 26 de julho

nd

qui, 18/07/2002 - 19h42 | Do Portal do Governo

O tenor mexicano Ramon Vargas vem ao Brasil pela primeira vez e se apresenta na 33ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão na próxima sexta-feira, dia 26.

Considerado hoje entre os 5 mais importantes tenores em atividade, Ramon Vargas, nasceu em 1960 na Cidade do México, e tem se apresentado nas mais prestigiadas temporadas de ópera em teatros como o Metropolitan de Nova York, Covent Garden, Ópera de Viena, Teatro Alla Scala di Milano, Teatro Colon e vários outros. Dono de uma voz brilhante e técnica fluente, ele supera os registros de tenor, sendo reconhecido pela crítica estrangeira como cantor de dicção e controle respiratório perfeitos.

Seu repertório inclui os mais importantes papéis de tenor em obras de Verdi, Puccini, Donizetti, Gounod e Massenet. Apresentou-se com a Filarmônica de Berlim no Concerto de Ano Novo de 2000 sob a regência de Claudio Abbado, cantando árias de Rigoletto, Un Ballo in Maschera e La Traviata. Em 2001, no 100º aniversário da morte de Verdi, VARGAS cantou Réquiem no concerto em memória do compositor no Teatro Alla Scala di Milano. Gravou Trancredi, de Rossini, e I Capuleti e I Montechi, de Bellini, para o Red Seal Label, da RCA.

Ramon atuará acompanhado da pianista russo-italiana Mzia Bakhtouridze, que graduou-se no Conservatório de Música de Moscou, onde iniciou sua carreira e também atuou como professora de Música. Como recitalista, antes de mudar-se para a Itália trabalhou com importantes artistas russos como Yuri Termikhanov e Ghenadi Rozhdestvenski e cantores como Helen Obratzova e Paata Burchladze.

Atualmente é maestrina-assistente no Teatro Alla Scala, onde já trabalhou com Riccardo Muti, Seji Osawa, Myng Whing-Chung, Valery Gergiev, Mstislav Rostropovich e Joseph Sinopoli.

Data: Sexta-feira, dia 26
Horário: 21h00
Local: Teatro Cláudio Santoro – Campos do Jordão