Festival de Inverno: Primeira audição mundial de variações sinfônicas é o destaque desse final de se

Amanhã, a Camareta Bariloche abre o espetáculo com as peças Concerto Brandenburguês Nº3 em Sol maior

sex, 15/07/2005 - 21h31 | Do Portal do Governo

O Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo abre hoje um fim de semana recheado de grandes atrações no 36.º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. O baixo-baritono Francisco Meira é o convidado sob regência da maestrina Naomi Munakata. Entre outras peças, no repertório Canción Primaveral , de Nibaldo Araneda; Suíte Coral , de Gisela Hernández Gonzalo; O Trenzinho do Caipira , de Villa-Lobos; e Bom Dia , de Nana Caymmi. Encerrando a noite, temos a apresentação da Camerata Bariloche, com o violinista Fernando Hasaj e o oboé-solista Andrés Spiller. Entre as peças Pampeana Nº 1, Concerto Duplo para Violino e Oboé em ré menor, Concerto de Cordas e Fuga y Mistério dos compositores Alberi Ginastera, Bach, Nino Rota e Astor Piazzolla.

Amanhã, a Camareta Bariloche abre o espetáculo com as peças Concerto Brandenburguês Nº3 em Sol maior, BWV 1048 e Concerto para Violino e Oboé em ré menor, BWV 1060 , de Bach, na Praça Capivari. Metais São Paulo também faz parte das apresentações com o concerto de Abertura da Suíte Nº 4 em Ré maior, BWV 1069 , de Bach e O que é o que é , de Gonzaguinha. A soprano Rosana Lamosa, o tenor Fernando Portari e o pianista Joaquim Paulo do Espírito Santo, abrilhantam os concertos também neste sábado no Palácio da Boa Vista. À noite, o espetáculo fica por conta da Orquestra Acadêmica sob regência de Roberto Minczuk e Jean-Louis Steuerman no piano. No concerto, a primeira audição mundial de Variações sinfônicas , de Almeida Prado (1943); Concerto para Piano e Orquestra em ré menor Nº 20, K. 466 , de Mozart; e Quadros de uma Exposição , de Mussorgsky e Ravel.

Domingo é a vez de Mônica Giardini, que rege a Banda Sinfônica Jovem do Estado. No repertório, peças de John Williams, entre elas, Indiana Jones, Tubarão e Star Wars Saga . Em seguida, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência de Abel Rocha, apresenta Abertura O Guarani , de Carlos Gomes e Aquarela dos Sambas , de Astor Piazzolla. Você não deve perder Naomi Munakata na regência do Coral do Estado de São Paulo e o Grupo Tarancón, com as récitas Te Quiero , de Alberto Fávero e Missa Criolla , de Ariel Ramirez.

Em grande estilo, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob regência de Marcelo Ramos, com a participação do tenor Robert Blake, encerra o fim de semana do maior e mais importante evento de música clássica da América Latina. No repertório Duas Árias para Tenor Solo , do Pe. José Maria Xavier e Bachianas Brasileiras N.º 2 , de Villa-Lobos.

Confira aqui a programação completa do 36.º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, realizado até 31 de julho.

Auditório Cláudio Santoro
Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880. Campos do Jordão
Acesso a portadores de deficiência física

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura
C.A.