Festival de Inverno: O melhor da música erudita e da MPB no 33º Festival de Campos do Jordão

Festival será realizado de 6 a 28 de julho

ter, 25/06/2002 - 11h26 | Do Portal do Governo

Reunindo nomes da música erudita internacional, como o trompetista Fred Mills, o tenor Ramon Vargas, ao lado do melhor de nossa MPB, de Beth Carvalho a Martinho da Vila, de Ivan Lins a João Bosco, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, de 6 a 28 de julho, organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, chega à sua 33ª edição, confirmando plenamente a posição de maior evento da musica na América Latina. E os destaques ultrapassam os espetáculos do Auditório Cláudio Santoro ou da Praça de Capivari: durante todo o mês, 89 jovens bolsistas em Campos do Jordão e outros 100 em Tatuí irão aprender e se aperfeiçoar com músicos de renome, como Wilfried Strehle, Manfred Preis, da Alemanha; Mary Clardy, Leonardo Garcia e Sol Hyun Park (USA ).

Este ano o Festival de Inverno vai além, oferecendo às crianças espetáculos sinfônicos montados especialmente para elas. Todos os domingos pela manhã, numa forma de incentivar seu gosto pela música erudita, a meninada poderá assistir o Aprendiz de Maestro, entre outros espetáculos infantis, e até participar de uma divertida experiência interativa entre o cinema e a música, em Fantasia, com a Banda Sinfônica Jovem, numa releitura do tradicional desenho animado de Walt Disney.

Propostas que a Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo desenvolveu e organizou com a preocupação de oferecer um Festival cujas características fossem a qualidade, ao lado da formação de novas platéias( no caso das crianças) e novos músicos. ‘Serão estes bolsistas, os futuros professores de nossas orquestras, daí a importância de trazer mestres internacionais, de lhes dar a oportunidade de uma carreira promissora’, enfatiza o secretário de estado da Cultura, Marcos Mendonça.

Por isso mesmo, estes jovens estarão concorrendo a 25 vagas de ‘Bolsistas Superiores’ da Orquestra Sinfônica Jovem Maestro Eleazar de Carvalho, numa seleção que será realizada na última semana do Festival de Inverno. É um novo caminho que se abre para eles. Foi isto que aconteceu com maestros e solistas, hoje conhecidos no Brasil e no exterior, e que começaram no Festival, como Roberto Minczuk, Roberto Tibiriçá, Juan Serrano, Clotilde Mafalda Pereira Carneiro, Fábio Mechetti, Luís Fernando Malheiro, Arcádio Minczuk e Marcelo Jaffé.

A qualidade foi,também, o critério para a escolha das atrações da música popular, da Praça de Capivari. É o samba bem brasileiro de Beth Carvalho, de Martinho da Vila, de Jamelão, D. Ivone Lara e da Velha Guarda da Mangueira, ao lado do forró de Heleno 8 Baixos e de Valdir Santos. Na Igreja de São Benedito, música de câmara com a Camerata de Violões Octtopus, o Coral Infantil da Osesp, a Orquestra de Câmara de Tatuí.

Realizado, mais uma vez a custo zero para o Estado, o 33° Festival de Inverno de Campos do Jordão terá o apoio da iniciativa privada que, desde 1995, vem sendo parceira do Governo do Estado de São Paulo nesta importante ação da música erudita. Em 2002, o Festival terá como patrocinadores a Telesp Celular, que vem se fazendo presente em eventos culturais da melhor qualidade e a empresa aérea Gol, além das empresas Sabesp e Nossa Caixa. ‘Eles sabem da eficiência da Cultura como destaque à sua a imagem institucional. Mas, bem mais que isto, estas empresas reconhecem a força que a ação cultural pode ter na melhoria da qualidade de vida de nossa população, especialmente como redutor da violência e agressividade dos jovens’, ressalta Marcos Mendonça.

Da Secretaria da Cultura