Festival de Inverno de Campos do Jordão privilegia música erudita e juventude

Talentos internacionais estão na programação do evento, que é marco da cultura brasileira

sex, 04/07/2003 - 10h31 | Do Portal do Governo

Por Regina Amábile, da Agência Imprensa Oficial


O Festival de Inverno de Campos do Jordão chega em sua 34ª edição, confirmando sua posição de maior evento da música na América Latina. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, começa neste sábado, dia 5, e vai até 27 de julho, em Campos do Jordão. As apresentações (com média de 70 mil espectadores por edição) acontecem no Auditório Cláudio Santoro, na Praça do Capivari e na Igreja de São Benedito. Com exibições da Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Banda Sinfônica do Estado, Sinfonia Cultura, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica Paulista, Coro da Orquestra Sinfônica do Estado, Orquestra Jazz Sinfônica, Fortuna e Coral do Projeto Guri, o festival pretende recuperar o caráter erudito e o conceito original do evento, valorizando a área pedagógica.

‘Ao longo de mais de 30 anos de existência, o Festival foi abrindo sua programação para a música popular. Este ano, procuramos dar maior enfoque para o erudito, exatamente como era nas primeiras edições, considerando que a música popular tem muitos outros espaços’, explica o maestro Antonio Carlos Neves Campos, diretor artístico do evento.

As atrações internacionais garantem a troca de informações pedagógicas entre o Brasil e o exterior, integrando jovens talentos com as principais escolas de músicas do mundo. O trompetista Fred Mills, a violoncelista russa Tatjana Vassiljeva, a soprano Anne Margrette Dahl, a contralto Susanne Resmark, o regente sueco Erik Westberg, o grupo Ensemble Fidelio, o violinista David Garret e os pianistas Assaff Weismann e Martin Stadfeld, vencedores de concursos internacionais nos Estados Unidos e na Europa, se apresentarão no festival.

A Orquestra Sinfônica do Estado (Osesp) faz a abertura oficial do evento, neste sábado, dia 5, às 21 horas, no Auditório Cláudio Santoro, sob a regência do maestro John Neschling. O pianista argentino Nelson Goerner, ganhador de prêmios internacionais, interpretará o Concerto nº 1, de Chopin.

Serão dois dias de encerramento, com apresentações da Osesp e da orquestra formada pelos alunos no Teatro São Pedro, em São Paulo. Os bolsistas do curso de regência poderão praticar o que aprenderam regendo a sinfonia em quatro movimentos.

Orquestra Sinfônica do Estado

Criada em 1953 pelo maestro Souza Lima, prepara cerca de 40 programas diferentes a cada ano, realizando em média 90 concertos na Sala São Paulo e em outras cidades brasileiras. As temporadas de concertos da Osesp reúnem em média 1,3 mil pessoas por apresentação.

Costuma incluir em seu repertório pilares da música ocidental consagrada, como As Estações e A Criação de J. Haydn e obras contemporâneas internacionais e brasileiras.

Número de bolsas aumentou 70%

Neste ano, o número de bolsas oferecidas no festival aumentou 70% em relação ao ano passado, possibilitando a formação de uma orquestra completa, além de grupos de música de câmara com piano, violão, canto e madrigal. São 355 bolsas de estudo e 130 vagas (80 em Campos do Jordão e 50 em Tatuí) para masterclasses, ministradas por profissionais como Erik Westberg (regência de coral), Cláudio Jaffé (violoncelo), Charles Kavalovsky (trompa), Mary Clardy (flauta transversal), Tasso Bangel (arranjo vocal-instrumental) e Fernando Chiappero (trompa).

Sigrido Levental, coordenador do Núcleo Pedagógico, explica que o aumento do número de bolsistas possibilitou mais oportunidades em outras áreas, como por exemplo, o aprendizado da Técnica de Alexander, um método prático de reeducação, desenvolvido há mais de 100 anos pelo ator e declamador F. M. Alexander que ensina o músico a observar como o corpo e o pensamento funcionam integrados, prevenindo hábitos nocivos que se acumulam ao longo da vida, dificultando seu desenvolvimento e performance.

O participante que mais se destacar na avaliação do corpo docente recebe uma bolsa de estudos (Bolsa Maestro Eleazar de Carvalho) no valor de R$ 24 mil para curso de aperfeiçoamento no exterior, com validade de um ano.

Festival Infantil

O Festival Infantil de Campos do Jordão foi criado em 2001 para incentivar o gosto pela música erudita. Nesta edição, traz atrações como o Coral ‘Da Boquinha pra Fora’, ‘O Pequeno Príncipe’, com a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí e ‘Canções para Dançar’, da Palavra Cantada.

A programação infantil começa com ‘Lobato Musical – Sítio do Picapau Amarelo’, com participação especial de Nilcea Recio interpretando Emília e composições de Cadmo Fausto, Edu Lobo, Dory Caymmi, Ivan Lins , Míriam Cândido, Mirtes Lomba, Kiko e Valter Silva.

A Banda Sinfônica Jovem apresenta ‘Cartoons’, relembrando músicas de desenhos animados (como Flintstones e Banana Split) de todos os tempos, com narração e roteiro de Carlos Falat. Participam também Rita Kfouri, Vera Veríssimo, Xico Pupo, Rubinho Ribeiro (quarteto vocal), Carlos Cascarelli Iafelice (guitarra), Fábio Sá (contrabaixo), Lílian Carmona (bateria) e Cauê Ito (vídeo).

Durante o festival, crianças em situação de risco social da própria comunidade, entre sete e onze anos, participarão de oficinas do Curso de Sensibilização e Musicalização Infantil, idealizado pelo professor Sigrido Levental e desenvolvido pelas professoras Irene Souza Lima de Almeida e Darli Margarete Ventura Paulillo. As crianças ainda podem conferir um encontro de corais do Projeto Guri da região do Vale do Paraíba.

Projeto Guri

O Projeto Guri, criado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, atende a mais de 22.000 jovens em 106 regiões. Desenvolve as habilidades e potencialidades musicais de crianças e adolescentes de áreas culturalmente carentes. A formação de orquestras completas, orquestras de cordas, sopros, camerata de violões e corais é usada como instrumento de fortalecimento da cidadania.

As orquestras do projeto já se apresentaram várias vezes nos Festivais de Inverno de Campos do Jordão. Nesta edição, crianças e jovens participantes dos corais do Projeto Guri das cidades de Caçapava, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Campos do Jordão estarão numa apresentação com mais de 200 vozes, junto com as crianças da Oficina de Iniciação Musical.

Jovem talento

No dia 19, às 11 horas, o jovem alemão Martin Stadtfeld apresenta seu recital de piano, no Auditório Cláudio Santoro. No repertório, J. S. Bach e R. Schumann.

Ele nasceu em 1980 e seu primeiro recital foi aos nove anos de idade. O pianista já recebeu inúmeros prêmios no ‘Jugend musiziert’, competição alemã para jovens musicistas. Em 2001, foi destaque no Concurso Busoni, em Bolsano, sendo aclamado pelos ouvintes e pela imprensa.

Em julho de 2002, venceu o 1º Prêmio no XIII International Johann Sebastian Bach Competition, além do Prêmio Mais Jovem Finalista. Foi o primeiro alemão, desde 1988, a vencer esta competição.

Como surgiu o Festival

O Festival de Inverno de Campos do Jordão foi criado em 1970, pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, para comemorar a abertura à visitação pública do Palácio Boa Vista, residência oficial de férias do governo paulista. Inspirado no Festival de Tanglewood, da cidade americana de Lenox, trouxe, desde a primeira edição, nomes consagrados da música clássica brasileira.

Em 1973, Eleazar de Carvalho iniciou a programação pedagógica com oficinas e bolsas de estudos concedidas para jovens talentos musicais. Os 380 bolsistas tiveram aulas com mestres da música erudita e se apresentaram sob a forma de uma orquestra. O caráter pedagógico permanece no festival, possibilitando os estudos musicais em aulas e oficinas.

O Auditório Campos do Jordão (depois chamado de Cláudio Santoro) foi inaugurado em 1978 e começou a receber compositores experimentais como o próprio Cláudio Santoro, Hans Joachin Koellreutter e Almeida Prado. No ano seguinte, um curso de jazz promovido pelo pianista e maestro Nelson Ayres aproximou o erudito do popular, apresentando shows concorridos dos músicos Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal.

‘Além de ser um encontro de apresentações de alto nível, há uma interação muito produtiva entre alunos e professores, o que qualifica esse evento como o mais importante festival de música da América Latina. Campos do Jordão pode ser considerado um pré-requisito para quem quer ingressar numa boa orquestra do Brasil ou do exterior. É como um jogo de futebol: você treina os estudantes e, ao final, forma com eles uma seleção.’, conclui o maestro Neves.

Muitos estudantes que passaram pelo festival, como Roberto Tibiriçá, Juan Serrano, Wagner Politshuc, Clotilde Mafalda Pereira Carneiro, Flávio Florence, Fábio Mechetti, Luís Fernando Malheiro e Arcádio Minczuk têm seu trabalho reconhecido internacionalmente hoje.

Coral da Boquinha pra Fora

O Coral da Boquinha pra Fora se apresenta no dia 13, na Igreja São Benedito. Faz parte do Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’ de Tatuí, desde 1988. Sob regência de Cadmo Fausto, é formado por alunos bolsistas do Curso de Canto Lírico. A preparação vocal é da soprano Cida Lopes e tem acompanhamento ao piano de Regina Orsi. O repertório da apresentação inclui A. Vivaldi e W. A. Mozart.

Sinfonia Cultura

A Sinfonia Cultura – Orquestra da Rádio e Televisão Cultura estará no festival no dia 14. Suas apresentações, com grande diversidade, buscam a formação e a ampliação do gosto musical, principalmente de estudantes e leigos. Priorizam a música brasileira e compositores da América. A. Levy e M. Camargo Guarnieri fazem parte do repertório do dia 14.

Consertam-se instrumentos

Durante o festival, os bolsistas poderão consertar seus instrumentos musicais. João Cuca é um dos mais renomados técnicos de manutenção de instrumentos de sopro do Brasil e estará em Campos do Jordão, do dia 14 até dia 20. Desde 1975, tem se apresentado como oboísta com orquestras sinfônicas no Estado de São Paulo.

Serviço:

O Festival de Inverno acontece de 5 a 27 deste mês, em Campos do Jordão, Tatuí e São Paulo. Os ingressos estão à venda nas bilheterias do Auditório Cláudio Santoro e no posto da Telefônica, na Praça do Capivari, em Campos do Jordão. Também podem ser adquiridos no site www.ticketmaster.com.br, pelo telefone (11) 6846-6000 ou nas bilheterias da Sala São Paulo.

Mais informações: www.festivaldeinverno.sp.gov.br

(LRK)