Festival de Inverno de Campos do Jordão chega em sua 34ª edição

Evento será realizado de 5 a 27 de julho

ter, 03/06/2003 - 10h39 | Do Portal do Governo

O Festival de Inverno de Campos do Jordão chega em sua 34ª edição, confirmando sua posição de maior evento da música na América Latina. A maior novidade desta edição, que acontece entre os dias 5 e 27 de julho, será a recuperação do caráter erudito nos mesmos moldes em que o Festival foi concebido. O objetivo é retomar o conceito original do evento e dar ênfase à parte pedagógica, que já revelou dezenas de excelentes músicos que hoje compõem as principais orquestras do Brasil e do mundo.

‘Por isso, aumentamos em 70% o número de bolsistas em relação ao ano passado. Ao todo 485 estudantes distribuídos entre Campos e Tatuí terão durante todo o mês o privilégio de conviver com renomados instrumentistas nacionais e internacionais, desfrutando de aulas que poderão representar um verdadeiro salto no aprendizado da música’, afirma a secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin.

Este aumento no número de bolsistas tornará possível formar com esses estudantes uma orquestra completa, além de grupos de música de câmara com piano, violão, canto e madrigal. Outra peculiaridade desta edição é que o encerramento do Festival será em dois dias, sábado (26) e domingo (27).

O primeiro dia da programação de encerramento será marcado com a apresentação da OSESP, no auditório Claudio Santoro, e o segundo e último pelo concerto da orquestra formada pelos alunos, que se apresentarão em São Paulo, no Teatro São Pedro. Os próprios bolsistas do curso de regência terão a oportunidade, durante o evento, de reger a sinfonia em quatro movimentos que esta orquestra apresentará. Com isso, será possível que quatro alunos pratiquem o que aprenderam, o que dificilmente ocorre nessa modalidade de curso.

Entre as atrações internacionais da programação, figuram nomes da música erudita como a violoncelista russa Tatjana Vassiljeva, o trompetista Fred Mills, a soprano Anne Margrette Dahl, a contralto Susanne Resmark, o regente sueco Erik Westberg, o grupo Ensemble Fidelio, o violinista David Garret, sem falar nos pianistas Assaff Weismann e Martin Stadfeld, vencedores de Concursos Internacionais nos Estados Unidos e na Europa, mostrando a evolução da escola pianística desses dois continentes.

Este Festival estará aprimorando a troca de informações pedagógicas entre o Brasil e o exterior, que será um dos maiores objetivos dos futuros Festivais; para integrar a nossa juventude com algumas das principais escolas de música do mundo.

Do cenário nacional, o Festival de Inverno traz a Orquestra Sinfônica do Estado, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Banda Sinfônica do Estado, Sinfonia Cultura, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica Paulista, Coro da Orquestra Sinfônica do Estado, Orquestra Jazz Sinfônica, Fortuna e Coral do Projeto Guri, entre outros.

Para as crianças, repete-se o Festival Infantil, iniciado em 2001, com espetáculos sinfônicos direcionados para a garotada. Todos os domingos pela manhã, numa forma de incentivar o gosto pela música erudita, a meninada poderá assistir atrações como o Sítio do Picapau Amarelo, O Pequeno Príncipe, relembrar sucessos de desenhos animados interpretados pela Banda Sinfônica Jovem no espetáculo ‘Cartoons’, além do didático espetáculo do selo Palavra Cantada.

A programação não se resume apenas ao Auditório Claudio Santoro, estende-se para a Praça do Capivari, com destaque para o Encontro de Corais da Comunidade do Vale do Paraíba – Projeto Guri e Igreja São Benedito, com o Coral Infantil da OSESP, a Orquestra da UNESP e a Orquestra de Câmara de Curitiba. Em Tatuí, os concertos acontecem no Teatro Procópio Ferreira e na praça da Matriz, o Quinteto de Metais da Orquestra do Sul da Alemanha e o espetáculo ‘Saudades – Um encontro com Nicole Borger’ valem o deslocamento!

Vale destacar, ainda, o curso de sensibilização e musicalização infantil, idealizado pelo professor Sigrido Levental e desenvolvido pelas professoras Irene Souza Lima de Almeida e Darli Margarete Ventura Paulillo. Durante três semanas, as crianças em situação de risco social da própria comunidade, entre sete e onze anos, participarão de oficinas cujas atividades abrangem jogos espaciais com o objetivo de conscientizar sobre som e silêncio e sobre percepção de parâmetros sonoros e atividades rítmicas.

Para mais informações e destaques, acesse o site do Festival de Inverno, www.festivaldeinverno.sp.gov.br

Da Secretaria estadual da Cultura