Festival de Inverno: Bolsistas iniciam ciclo pedagógico do Festival

Será um período intenso de interação com músicos de diversas regiões do Brasil e de outros países

ter, 08/07/2003 - 20h10 | Do Portal do Governo

Os 485 bolsistas do 34º Festival de Inverno iniciaram as atividades pedagógicas em Campos do Jordão e Tatuí. Será um período intenso de interação com músicos de diversas regiões do Brasil e de outros países, além do aprendizado oferecido por renomados profissionais.

Tão significativa é esta participação no maior encontro musical da América Latina, que, entre os músicos que passaram pelo programa de bolsas do Festival, é sempre citado o diretor artístico adjunto da Osesp, Roberto Minczuk.

Daí o interesse de estudantes de diversos estados e cidades que viajam para a temporada musical nas cidades onde são oferecidos os cursos. Além dos participantes de inúmeros municípios paulistas, há representantes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Amazonas, Paraná,
Distrito Federal, Bahia e Goiás. E outros ainda, que se deslocaram da França, Argentina, Dinamarca e Peru.

Além dos cursos, eles terão a oportunidade de participar das masterclasses com mestres internacionais entre eles, o sueco Erik Westberg, os americano Charles Kavalovsky e Mary Clardy e o argentino Fernando Chiappero. E com os professores de destaque no cenário musical brasileiro Tasso Bangel e Marcelo Jaffé.

Uma atividade inovadora será a presença do oboísta João Cuca, que estará entre os bolsistas de Campos e de Tatuí, dando dicas sobre técnicas em reparos de instrumentos musicais, além de oferecer seus serviços de reparo para aqueles que quiserem consertar seus instrumentos.

-C.M.-