Festival de Inverno: Bolsista mais jovem aprendeu a tocar violino por acaso

Decidiu escolher o professor pelas fotos afixadas na parede

qui, 11/07/2002 - 14h23 | Do Portal do Governo

O mais jovem bolsista do 33 º Festival de Inverno de Campos do Jordão, Rafael Emílio Santos, 13, de Piracicaba estuda violino há quase cinco anos. Porém, a escolha do instrumento aconteceu por acaso. Desde pequeno, Rafael não escondia sua predileção por harpa. Tentou encontrar um professor em sua cidade, mas não foi bem sucedido.

Quando procurou o Conservatório de Piracicaba, decidiu escolher o professor pelas fotos afixadas na parede. “Quando vi o retrato da professora Maria Lúcia Krug, decidi que queria ter aulas com ela. Somente depois li que era professora de violino”, comenta.

Com relação ao Festival de Inverno, Rafael diz que está gostando bastante da experiência e destacou as apresentações do pianista russo Mikchail Rudy e da cantora Fortuna com a Orquestra Guri. “Pretendo estudar muito e aqui é uma ótima oportunidade. Meu objetivo é dar concertos e recitais, quero ser solista e sei que para isto tenho que treinar muito”.

A parte pedagógica do 33º Festival de Inverno de Campos do Jordão teve início na última segunda, dia 8. Os 288 bolsistas têm aulas com renomados profissionais da música. São 188 bolsistas integrais, com aulas em Campos do Jordão e Tatuí, e 100 para masterclasses que acontecem em Campos do Jordão. Wilfried Strehle (Alemanha), Manfred Preis (Alemanha), Mary Clardy (USA), Leonardo Altino ( BR/USA), Soh Hyun Park (USA), Fred Mills (USA) e Ignácio Garcia (Alemanha) são alguns dos músicos internacionais que estarão desenvolvendo as masterclasses.

No final do mês, os bolsistas concorrem a 25 vagas de “Bolsistas Superiores” da Orquestra Sinfônica Jovem Maestro Eleazar de Carvalho. A seleção será na última semana do Festival de Inverno e a banca examinadora será presidida pelos Regentes (Titular e Assistente) da orquestra, além de professores do Festival, escolhidos e convidados pelos presidentes da Banca.