Festival de Inverno: Autêntico forró de Caruaru é destaque neste domingo, dia 21

Valdir Santos e Heleno dos 8 baixos se apresentam às 13 horas, na Praça do Capivari, em Campos do Jordão

sex, 19/07/2002 - 14h49 | Do Portal do Governo

O sanfoneiro Heleno dos 8 Baixos e o cantor Valdir Santos apresentam o autêntico Forró de Caruaru neste domingo, dia 21, às 13 horas, na Praça do Capivari, no 33º Festival de Inverno de Campos do Jordão.

O jovem cantor Valdir Santos lançou em 2001 um CD de produção independente, o ‘Coisas da Terra’. Influenciado por Lenine, pelo movimento Manguebeat e por Alceu Valença, Valdir e sua banda conseguem modernizar o forró sem pasteurização.

Acostumado a tocar para multidões, Valdir Santos, tem sempre presença garantida na abertura do São João de Caruaru onde ser apresenta para um público que muitas vezes supera os 100 mil espectadores.

Em seu show, além de apresentar músicas dos seus 2 discos, Valdir também homenageia grandes mestres da nossa música como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Jacinto Silva.

Durante os meses de abril e maio de 2002, juntamente com o sanfoneiro Heleno dos 8 Baixos, fez uma turneê pela França se apresentando em 12 cidades. Entre elas: Paris, Toulouse, Lyon, Bordeaux.

Foi ainda na infância, ouvindo sua mãe cantar côco de roda, que Heleno dos 8 Baixos teve sua iniciação musical. Aos 10 anos já tocava berimbau de lata, zabumba e triângulo pelo agreste e sertão pernambucanos. Começou a tocar sanfona aos 13 anos e só mudaria para os 8 baixos aos 17 anos, a pedido de Pedro Sertanejo, pai de Oswaldinho do Acordeom. Daí em diante não parou mais.

Agora, com 10 discos gravados e no auge de sua capacidade criativa, está lançando o CD ‘O Forró de Heleno dos 8 Baixos’. Com produção executiva de João

O Forró de Heleno dos 8 Baixos foi considerado pelo crítico musical pernambucano José Teles, o mais autêntico ‘pé-de-serra’ de todos os lançamentos de 2001. Heleno relembra os melhores momentos do grande Abdias.