Festival de Inverno: Atração de hoje é o Quinteto de Metais da Filarmônica de Nova York

Músicos apresentarão peças relacionadas ao jazz e à tradição norte-americana de bandas marciais

ter, 06/07/2004 - 11h15 | Do Portal do Governo

O Quinteto de Metais da Filarmônica de Nova York é o destaque desta terça-feira, dia 6, no 35º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. O grupo formado pelos músicos Philip Smith e Thomas V. Smith (trompete), Joseph Alessi (trombone), Alan Bauer (tuba) e Philip Myers (trompa) se apresentará as 21h, no Auditório Cláudio Santoro. Com renome mundial, o Quinteto era sempre escalado para executar os ‘bis’ ao final das apresentações da orquestra nas turnês pela Europa, América do Sul, Ásia e Estados Unidos, no período em que Kurt Masur foi titular da Filarmônica.

No variado programa desta noite, destaca-se a composição Blue Bells of Scotland de Arthur Pryor, relacionada à tradição norte-americana de bandas marciais de escolas. Pryor foi um excepcional trombonista que aos 22 anos de idade entrou para a banda militar de John Philip Sousa. Mais tarde tornou-se compositor e quando da sua morte em 1942 já era conhecido por muitas belas composições para o gênero.

Também a música de jazz, considerada uma das manifestações mais ricas da cultura norte-americana, está presente, desde sua origem, com a prática dos instrumentistas das bandas marciais, que a ela misturaram as tradições musicais africanas herdadas. Representante direta dessa linhagem é a última peça do programa, Beale Street Blues de W. C. Hardy, considerado o pai do blues, que nasceu no Alabama em 1873. Também notáveis são os Three Jazz Arrangements, elaborados por Robert Elkjer a partir de peças escritas por músicos que trabalharam na banda de Duke Ellington, considerada a mais sofisticada dentre as pioneiras do jazz. A primeira, Do Nothing Till You Hear From Me é do próprio Duke Ellington. A segunda Chelsea Bridge é de Billy Staryhorn que foi pianista e arranjador da banda de Ellington de 1939 até sua morte em 1967. A terceira, Caravan, foi escrita pelo trombonista porto-riquenho Juan Tizol na época em que participou da banda de Duke.

No decorrer da semana estão previstos concertos das orquestras de Santo André, Campinas, Petrobrás Pró-Música, Experimental de Repertório, Banda Sinfônica do Estado, Coro Sinfônico e o recital do pianista Jean Louis Steuerman. Confira a programação completa no site: www.festivalinverno.sp.gov.br.

Em Campos do Jordão, os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Auditório Cláudio Santoro (Av Dr. Arrobas Martins, 1.880 – tel. (12) 3662-2334) todos os dias, das 9h até o início do espetáculo do dia; ou na bilheteria instalada na Praça de Capivari, todos os dias, de 10h às 19h.

A Ticketmaster disponibiliza os ingressos pelo atendimento Call Center, no número: (11) 6846-6000, de segunda a sábado, das 9h às 21h. Na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, s/nº, Capital): de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 16h30.

Da Secretaria de Estado da Cultura

(LRK)