Ferroanel dá o primeiro passo para sua implantação na Grande São Paulo

A obra, interligada a outros modais de transporte, melhora fluxo na Região Metropolitana e facilita acesso ao porto de Santos

seg, 06/10/2003 - 17h57 | Do Portal do Governo


‘Estamos dando hoje o primeiro passo de uma obra importante para o País, que vai facilitar a chegada de carga da região Sul, Centro-Oeste e Norte do País ao porto de Santos, o mais importante da América Latina’, disse o governador Geraldo Alckmin ao assinar o protocolo de intenções com o Ministério dos Transportes para a implantação do Ferroanel, nesta segunda-feira, dia 6, no Palácio dos Bandeirantes.

O projeto prevê a construção de 66 quilômetros de ferrovias entre Campo Limpo Paulista e Engenheiro Manoel Feio (tramo norte) e mais 48 quilômetros entre Vila Califórnia e Evangelista de Souza (tramo sul). O objetivo é solucionar o conflito entre o fluxo ferroviário de carga e de trens metropolitanos na Grande São Paulo.

Alckmin afirmou que o transporte de carga está em constante crescimento. ‘Há cinco anos , chegava a Santos, por ferrovia, apenas 4% da carga. No ano passado, o índice subiu para 16%, e este ano deve passar de 20%. Hoje, os grãos que vem do Centro-Oeste não utilizam um só caminhão, vem de barcaças por hidrovia, através do Paranaíba, Paraná e Tietê, até o município de Pederneiras, por onde seguem de trem até Santos.’

O governador acrescentou que o trajeto dos trens de carga são cada vez mais longos e freqüentes , transportando valor agregado baixo, ao mesmo tempo em que a demanda dos trens de passageiros da CPTM é cada vez maior, com espaços de horários cada vez menor. Com o Ferroanel, dentro de uma logística intermodal – pode-se evitar um estrangulamento da Estação da Luz. ‘É preciso otimizar a ferrovia com a hidrovia, a rodovia com a ferrovia e com o porto de Santos’, afirmou.

Para São Paulo, a prioridade do projeto deve ser a Asa Sul, que dará acesso às exportações brasileiras ao porto de Santos, beneficiando outras regiões do País. ‘A idéia é fazer o Ferroanel e o Rodoanel juntos, na mesma desapropriação, um ao lado do outro. Com isso, ganhamos em velocidade e custo, já que uma obra que não é barata e precisa da iniciativa privada, além dos governos federal e estadual.

O governador manifestou sua confiança que ‘num tempo menor possível tenhamos os melhores estudos, projetos e parceiros para colocar em prática o Ferroanel e ajudar o Brasil a crescer.’
O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, considerou que o Ferroanel, pelo que ele representa, será uma das prioridades do Governo federal. Afirmou que próximo ano, ‘conseguiremos dar os passos efetivos para que ele possa se transformar em realidade’.

Com a assinatura do protocolo, foi formado um Grupo de Trabalho, composto por representantes da União e do Estado (secretarias dos Transportes e Transportes Metropolitanos), que atuará de forma conjunta no desenvolvimento e coordenação geral dos trabalhos.
Farão parte dos trabalhos, o estudo das alternativas de traçado dos tramos norte e sul do Ferroanel, tendo como diretriz a implantação da intermodalidade do transporte de carga no Estado de São Paulo, as análises institucionais e o estabelecimento do cronograma físico-financeiro. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no prazo de um ano.